Azeitonas são gostosas e fazem bem a saúde



Parece uma associação natural: o azeite é derivado da azeitona. Mas nem todas as pessoas parecem fazer essa relação, consumindo o óleo e evitando o fruto. Se bem que há na azeitona um inconveniente que justifica o refugo: o sal. Ácidos e amargos em estado natural, o fruto das oliveiras precisa descansar em uma solução de água e sal para o consumo, essa salmoura é absorvida pela azeitona, podendo elevar a pressão arterial para quem a engere.


Parte boa

Se você não é hipertenso, nem está brigando com a balança, 100g de azeitonas contém 140 calorías, pode e deve comer o fruto, já que é rico em gorduras boas (monoinsaturadas), vitamina A (melhora a saúde dos olhos, aumenta a imunidade e fortalece o sistema respiratório), vitamina E (previne problemas cardiovasculares e envelhecimento celular) e fibras (combatem prisão de ventre e indigestão).

Cores diferentes



A coloração das azeitonas varia de acordo com a maduração, ou seja, depende do estágio em que estavam quando foram colhidas.

* Verdes: apesar de serem colhidas respeitando parâmetros de consumo e de qualidade, são retiradas do pé antes de estarem totalmente maduras.
* Pretas: colhidas na fase de maturação completa, têm mais sumo e são adocicadas.
* Mistas: são retiradas das oliveiras um pouco antes do processo de maturação, quando estando mudando de verdes para pretas.



Além do azeite e da azeitona, a oliveira fornece outro produto que faz muito bem à saúde: as folhas. Elas são capazes de amenizar gripes e resfriados, prevenir problemas cardíacos e respiratórios, combater estresse, infecções e alergias e têm ação até contra o mal de Alzheimer. As folhas da oliveira sao ricas em oleuropeina, um poderoso modulador do sistema imunológico, melhorando o desempenho das células de defesa do organismo, e que também tem ação anticancerígena, antiviral, bactericida e antifúngica.


É possível incluir a planta na alimentação, secas e trituradas, as folhas adquirem forma semelhante ao orégano, tornando-se um tempero altamente funcional e riquíssimo em fibras.

Um comentário: