Cuidar da saúde de seus olhos



As medidas que garantem uma vida saudável tem direta relação com a diminuição da perda de visão e são: o sono, a boa alimentação, não fumar, diminuir o stress, proteção contra o sol, uma dieta balanceada contendo vitaminas e minerais é essencial para uma boa vista e para manter os olhos saudáveis em crianças e adultos.


Conselhos para manter sua visão em forma

                                             

* Fazer check-ups regulares. Caso você não use óculos ou lentes de contato e não tenha casos de diabete na família, uma visita ao oftalmologista entre os 20 e 40 anos é o bastante.

* Comer frutas e vegetais: Uma dieta rica em vitaminas A, C e E diminui o curso da degeneração macular, uma das principais causas de cegueira na velhice, e protegem contra cataratas.

* Cuide bem de suas lentes de contato, já que não limpar corretamente pode ocasionar infecções na córnea e úlceras, especialmente se você dorme com elas.

* Proteja os olhos ao praticar esportes, em especial se você nada ou pratica exercícios de alta velocidade.

* Não fume: o tabaco é uma das causas de catarata e degeneração macular.

                                                 

* Cuidado com a maquiagem, nunca compartilhe cosméticos para os olhos, e troque-os cada dois meses.

* Uma atitute fundamental é a auto-observação: vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens, lacrimejamento, todos esses são sintomas de problemas na visão, doenças ou alergias.

* Os cuidados em relação à televisão e principalmente ao uso continuado do computador, se recomenda intervalos de uma em uma hora, para descansar os olhos, e que mantenha uma distância de pelo menos 50 cm do monitor.

Exercícios para manter os olhos saudáveis

* De manhã, massagear de leve os globos oculares com os dedos indicadores médios suavemente em contato com às pálpebras. Fazer movimentos circulares e não pressionar.

* Com os olhos fechados apertar firmemente às pálpebras, e abri-las, piscar umas 20 vezes. Recomeçar 5 vezes.

* Colocar o indicador a uns 10 cm do nariz, e girar a cabeça da direita para esquerda alternativamente, apontando o nariz em direção ao ombro, sem parar de olhar o dedo. Também serve para relaxar às cervicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário