Ervas, temperos e condimentos



Eles são naturais e não trazem conservantes em sua composição. Sendo assim, podem ser utilizados para dar cor e sabor aos alimentos, ou então, na forma de chás, banhos e compressas para afastar alguns problemas de saúde
Por serem isentos de calorias podem ser utilizados na frequência e quantidade que desejar.


* Alecrim: Essa planta fortalece os vasos sanguíneos e favorece a passagem do sangue pelas artérias, melhorando a circulação. Tem efeito desintoxicante, combate a ação de bactérias e fortalece o sistema imunológico. Pode ser utilizado no preparo de alguns pratos culinários, mais não exagere, pois o sabor ficará muito acentuado.


Receita com alecrim para acabar com o cansaço: Ferva durante 5 minutos, 1 colher de café de ramos frescos de alecrim com 1 xícara de água. Coe, adoce com mel a gosto. Beba 2 xícaras por dia.

* Canela: Conhecida por garantir o sabor adocicado e picante às bebidas e pratos culinários, a canela passou a ser conhecida também por suas propriedades medicinais. Essa planta, originária de Sri Lanka, tem o poder de melhorar a digestão, proteger o organismo contra infecções, controlar a tosse e a febre, reduzir a ansiedade e o cansaço.

Receita com canela para a tosse: Em uma panela leve para ferver por 5 minutos, 1 canela em pau, 2 cravos da índia, 1 pitada de noz moscada, 1 rodela de limão e meio litro de água. Espere amornar, coe e tome 2 xícaras de chá por dia.

* Hortelã: Por conter mentol, um tipo de óleo, a hortelã é capaz de amenizar a congestão nasal desencadeada durante gripes e resfriados. Além disso, também estimula a produção e liberação do suco gâstrico e tem ação anti-inflamatória. Reúne vitaminas C, E e do complexo B, e importantes minerais como o cálcio, ferro e magnésio, fundamentais para fortalecer os ossos, garantir a saúde do sangue, e controlar a pressão arterial. O mentol presente na composição dessa planta, também auxilia na purificação do hálito. Basta mastigar uma folha fresca de hortelã por alguns minutos.

* Manjericão. Graças á sua ação tônica e digestiva, o manjericão pode ser aproveitado para melhorar enjôos, dores no estômago, e até mesmo vômitos.

Receita com manjericão para as aftas: Ferva uma colher de folhas frescar de manjericão, 1 colher de folhas frescas de abacate e meio litro de água. Espere amornar e coe. Faça bochechos com esse chá 2 vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário