As fibras e a digestão



A digestão começa com a mastigação, com a trituração dos alimentos na boca. Em seguida, passam pelo estômago onde o suco gástrico começa a “quebrar” os alimentos para serem digeridos. Durante o proceso da digestão, os nutrientes sao absorvidos, e as fibras e o resto que não for absorvido são levados ao intestino grosso, até serem expelidos.


Se pensou em uma alimentação rica em fibras está correto. As fibras são a parte que não se digere do carboidrato, ajudam na digestão pois aumentam o bolo alimentar auxiliando a passar por todo o tubo digestivo, aumentando os movimentos peristálticos, fazendo o intestino funcionar melhor, facilitando a digestão, recolhendo ou excesso de gorduras e glicose presentes no intestino.

Existem 2 tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis

* As fibras solúveis são pectinas e mucilagens, que agem na redução dos níveis de colesterol no sangue. Elas previnem a reabsorção do colesterol encontrado na bile, que é usualmente reabsorvido pelo corpo. As fibras solúveis são encontradas em avelas, feijões, abóboras, maçãs, frutas cítricas, morangos, entre outros.

* As fibras insolúveis são a celulose e lignina, que aumentam o bolo fecal, acelerando o tempo do trânsito intestinal pela absorção de água. Elas fazem com que o bolo fecal fique menos tempo em contato com a mucosa intestinal, diminuindo o risco de doenças intestinais. Podem ser encontradas na couve, leguminosas, brócolis, morango, berinjela, pêra e rabanete.

Você pode também

Associar líquidos com as fibras, pois fibras sem líquidos podem atrapalhar. Adquira também hábitos saudáveis, como uma alimentação com frutas e iogurtes com lactobacilos, pois são saudáveis para a flora intestinal e ajudam a regularizar o intestino.

Hábitos como comer pausadamente, mastigar bem os alimentos, fazer caminhadas periódicas também contribuem muito para uma boa digestão. Fazendo isso, seu intestino vai funcionar melhor e seu corpo todo vai perceber. As dores de cabeça vão diminuir, a sensação de barriga estufada vai passar, a pele vai ficar mais sedosa, e pode ocorrer até emagrecimento.

Dicas práticas

* Aumente a presença de fibras na sua dieta.
* Beba muitos líquidos, especialmente água.
* Coma pausadamente, sem pressa.
* Mastigue bem os alimentos.
* Faça caminhadas periódicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário