Saúde bucal, cuidados necesários



Todos sabemos que os dentes saudáveis podem gerar uma impressão positiva de você. Se você deixar de lado os cuidados e as recomendações para a limpeza de seus dentes, poderá sofrer de mau hálito, cáries e perda dos dentes. Todos esses males podem resultar num gasto que você não vai querer fazer. 

Deixamos a seguir pequenas dicas para o cuidado geral da sua boca, siga estes conselhos e notará as mudancas.

Cuidados da língua

Cuidar deste órgão é muito importante pois ele é essencial para falar, beijar, etc. Além disso, nesta parte da boca podem se juntar milhares de bactérias que podem causar mau hálito, promover cáries e problemas gengivais. Para manter a higiene adequada na língua, voce poderá limpa-la esfregando a mesma suavemente para a frente usando a escova de dentes, sem esquecer das áreas traseiras, onde as bactérias se juntam com facilidade. 


Tambem pode usar acessórios específicos, tais como um limpador de língua. De acordo com os dentistas, uma língua saudável é de cor rosa e não deve estar coberta por nenhuma camada bacteriana. Se você perder esta cor pode ser sintoma de um transtorno. Além disso, escovar a língua pode remover as manchas causadas pelo consumo de tabaco, antibióticos ou a ingestão de certos alimentos e refrigerantes.

Cuidados das gengivas

O cuidado diário das gengivas é essencial para remover a placa bacteriana que pode levar a doenças, como gengivite ou periodontite (gengivite no estado mais avançado). Ao formar parte da cavidade oral estão expostas a constantes agentes externos que alteram seu estado de saúde é sua limpeza correta é essencial para manter uma higiene bucal adequada. 


As gengivas devem ser de cor rosa, não sangrar e ser fortes, ou seja, a parte que rodeia os dentes não deve estar caída, deixando exposta parte da raiz do dente, causando com isso bactérias que podem se infiltrar nos tecidos moles, como as gengivas, fornecendo um terreno fértil para as mesmas.

Cuidado dos dentes

Os dentes são cobertos por uma camada exterior dura chamada de esmalte. Todos os dias, uma fina camada de bactérias é formada sobre os dentes. Ao longo do tempo, as bactérias podem criar buracos no esmalte. Esses buracos são chamados de cáries. É importante escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, se você puder mais, melhor. Sempre optar por um creme dental com fluor. 


O uso do fio dental é essencial porque as bactérias que causam as cáries podem viver entre os dentes, onde as cerdas das escovas não conseguem chegar. Consumir uma dieta equilibrada, evitar a comida de lanchonetes, doces e refrigerantes. Sempre visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano para ver como esta a sua saúde oral, mas também para fazer limpezas periódicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário