Ayurveda: a sabedoria indiana



A Ayurveda é uma técnica milenar que busca a harmonia do corpo e da mente com a utilização de ginástica, massagens e ervas medicinais. Na contramão do corre-corre diário, do estresse, do desrespeito à natureza e da doença, encontramos o Ayurveda (ayur = vida, veda = ciência), um legado vindo da India e mantido até hoje, também chamado ciência da vida.


Um dos caminhos para conquistar o autoconhecimento é identificando a constituição psicofísica também chamada Prakriti. Segundo o Ayurveda, todos nós nascemos com uma Prakriti, herdada genêticamente, que define nossas carateristicas físicas, mentais e emocionais.

Técnicas

O Ayurveda trabalha com técnicas alternativas de saúde. Assim, entram em ação as recomendações referentes à alimentação, a exercícios (meditação, ioga e massagens), e ao uso de ervas naturais. Um medicamento ayurvédico normalmente consiste em mais de uma variedade e pode utilizar casca, raiz e caule.


Cada massagem terapêutica usa diferentes ervas e óleos para alcançar resultados diversos. A marca da Ayurveda é dar ênfase ao estilo de vida da pessoa, pois a rotina diária é apontada como principal fonte de longevidade. Tal fator dita desde a maneira correta de respirar e a posição indicada para dormir, até o horário ideal das refeições, para nao interferir no bem-estar.

Tratamentos



* Shirodhara: com base nesse procedimento, um óleo especial é derramado na testa e na cabeça, continuamente, durante 30 a 60 minutos, e podendo ser realizado de 5 a 7 dias seguidos ou com intervalos de até 1 semana. O óleo é fabricado de acordo com a necessidade de cada paciente, com o objetivo de induzir a um relaxamento profundo da mente e do corpo, revitalizando o sistema nervoso central. É indicado para doenças como paralisias, mal de  Parkinson, demência e outros problemas neurológicos. Também é usado no caso de distúrbios do sono, falta de concentração, estresse, dores de cabeça crónicas e melhoria da memória.

* Swedana: o tratamento é realizado dentro de uma caixa de vapor para estimular o suor. Feito à base de ervas medicinais, o banho abre os poros e harmoniza o sistema nervoso por meio da pele. É indicado para purificação do corpo.

Óleos e massagem ayurvédica



Aplica-se a massagem ayurvédica na pessoa deitada no chão, sobre um tapete, tecido ou colchonete. O ambiente é aconchegante, com leve aroma de incienso, música própria para meditação, fonte, cristais e pedras, velas e meia-luz, para criar uma atmosfera relaxante e introspetiva. Os óleos utilizados têm papel importante na realização dos movimentos e no relaxamento dos músculos. O pó medicinal, é aplicado por todo o corpo, com exeção do rosto, e serve como peeling, limpando a pele das energias condensadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário