Como manter a pele protegida e saudável



Sol, calor e umidade podem causar alguns problemas na pele e criar ainda um certo desconforto. A micose, um dos problemas epidêrmicos mais comuns, é causada por fungos que podem ser encontrados na terra, areia, animais ou na própria pele humana.


 Calor e umidade sao condições ideais para a proliferação dos fungos que crescem e se reproduzem e passam a consumir a queratina presente na superfície da pele ou das unhas causando a doença.

Evite a incômoda coceira

* Mantenha a pele limpa, seca e sempre que possível, arejada.

* Após o banho ou atividades físicas, seque muito bem a pele, principalmente as dobras e entre os dedos dos pés.

* Prefira roupas e meias de algodão, que absorvem melhor a umidade.

* Evite contato da pele com superfícies úmidas, como banheiros de academias, saunas, piscinas e praias ( o uso de chinelos nessas situações é sempre recomendado).

Atenção para as manchas

Algumas pessoas são extremadamente sensíveis a luz solar e sua exposição pode causar manchas escuras na pele, resultantes de uma doença chamada melasma. De tom acastanhado essas manchas aparecem principalmente na região da face, como bochechas, testa, nariz e na parte acima do lábio superior, locais que acumulam maior quantidade de melanina,( proteína que confere pigmentação a pele e os cabelos).

Para tratar o melasma, é de fundamental importància o uso de protetor solar, no mínimo fator 30, reaplicado de 3 em 3 horas, independente de o tempo estar ensolarado ou nublado. Além disso, é recomendado aplicar substàncias clareadoras sobre a pele, e peelings superficiais, que aceleram o processo de despigmentação.

Outros problemas

A exposição ao sol também pode desencadear a herpes labial, vírus que forma pequenas bolhas e feridas nos lábios. Esse vírus, fica adormecido no organismo, e quando a imunidade baixa, favorece a proliferação do herpes. Uma dica para evitar as incômodas feridinhas é usar protetor labial com filtro solar.

Evite se expor ao sol no horário de pico, que varia entre 10 e 4 da tarde; beba no minimo 2 litros de água ou suco de frutas por dia; passe protetor solar pelo menos 30 minutos antes de sair ao sol; após o banho de sol, use loções ou hidratantes que contenham ativos calmantes, como aloe vera e derivados da camomila; evite o consumo de alimentos gordurosos e aposte nas comidas leves, como saladas e frutas.


Ao sinal de qualquer problema na pele, procure um dermatologista e evite sempre a automedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário