Os alimentos que ajudam o cabelo


Os alimentos ricos em proteínas, como a clara de ovo, o peixe, o leite de soja e o tofu, ajudam a dar brilho aos cabelos. Contra a queda dos cabelos, prefira alimentos ricos em zinco, como carnes vermelhas e brancas, leite e iogurte, e com ferro, como brócolis e feijão.


A falta de gordura no cardápio às vezes deixa o couro cabeludo ressecado, a ponto de descamar, mas também não exagere: o excesse pode provocar o aparecimento de caspa e seborréia. Prefira as gorduras chamadas boas e inteligentes, ou monoinsaturadas, como o azeite de oliva e o ômega 3. O ômega3 é encontrado em peixes como salmão, sardinha, e também no óleo de linhaça.

Uma refeição para cada tipo de cabelo

* Cabelos oleosos: prefira comer grelhados, frutas e vegetais frescos. Muitas vezes a causa dos cabelos estarem oleosos são os hormônios superativos.

* Cabelos secos: dê preferência a alimentos ricos em vitamina B, como pão, arroz integral, fígado, banana, noz, peixe. Muitas vezes os cabelos estão ressecados pelo uso excessivo do secador e outros processos que retiram a água.

* Cabelos opacos: coma alimentos ricos em minerais, como folhas verdes, abacate, noz, grãos, cereais, peixe e leite. A causa do seu cabelo estar opaco pode ser o uso excessivo de medicamentos, gel ou pomadas.

* Cabelos com caspa ou couro cabeludo descamado: escolha alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, raízes, damasco e peixes. Stress, doenças, uso excessivo de gel e mousses podem ser causa do problema.

Hábitos para manter os cabelos saudáveis

- Habituar-se com uma alimentação saudável rica em proteínas e vitaminas;
- Evitar passar as mãos nos cabelos, principalmente os oleosos.
- Usar sempre produtos adequados às necessidades e ao tipo de cabelo.
- Escovar sempre os cabelos com delicaleza, dando preferência aos pentes e escovas de madeira.
- Não friccionar o couro cabeludo: massagear com os dedos e não com as unhas, mantendo sempre movimentos circulares.
- Não deixar resíduos de shampoo ou condicionador sobre os fios enxaguando bem os cabelos após a aplicação.
- Não usar secador muito quente e manter pelo menos 15 cm de distância para não ressecar nem quebrar a estrutura dos cabelos.
- Depois do banho, não enrolar a toalha no cabelo, pois é nesse momento que os cabelos estão mais frágeis, e torce-los pode danifica-los.
- Não esquecer de usar protetor solar e protetor contra água do mar quando for à praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário