Saúde nos vegetáis com folhas



Baratas, fáceis de consumir, pouco calóricas e saudáveis. Assim são as verduras, vegetais folhosos ricos em fibra insolúvel. A pesar de não ser absorvida pelo organismo, essa fibra é imprescindível para o bom fumcionamento do intestino e a eliminação de toxinas. Para obter o máximo benefício das folhas se recomenda o consumo regular.

Pelo menos duas vezes ao dia, consuma verduras, preferentemente cruas, em forma de salada.


                                   

* Alface: Esse alimento é conhecido por seu efeito calmante, principalmente por conta da lactucina e da lactupicrina presentes no talo. A alface tem betacaroteno, que combate os radicais livres causadores de danos nas células; flavonóides, que previnem o câncer; vitamina C, protetora do sistema imunológico. 

Seus minerais fortalecem os ossos, sangue, músculos e coração. Além disso, contém grande quantidade de fibras e é pouco calórico, uma boa opção em cardápios para emagrecimento.

Receita para insônia, nervosismo ou ansiedade: Ferva 1 colher e meia de talos de alface picados em meio litro de água. Coe e beba 1 copo antes de se deitar. Se preferir, adoce com mel.

                            

* Rúcula: Uma das verduras mais nutritivas para salada, a rúcula facilita a digestão e fortalece o sangue, os dentes, ossos, músculos, a pele e até unhas e cabelo. É rica em ômega 3, que pode baixar as taxas de triglicérides e colesterol total, além de controlar processos alérgicos e inflamatórios.

Contra a má digestão: Em um copo, coloque 2 folhas de rúcula lavadas e picadas e 1 xícara de água fervente. Deixe abafado por 10 minutos, coe e tome após o almoço e o jantar.
                                

* Couve: Contém mais ferro e cálcio que cualquer outra verdura, o que faz dela uma aliada na prevenção da osteoporose e anemia. Também ajudam a formar ás células do sangue, essenciais durante a gestação, pela presença do ácido fólico.

* Repolho: Excelente em vitamina C, o repolho também é um poderoso anticancerígeno, pois os pigmentos que dão sua cor atuam no fígado, estimulando a produção de enzimas que combatem substàncias cancerígenas, ajudando a prevenir o càncer de mama e de cólon.

* Espinafre: Tem alta concentração em folato que afasta a depressão, e protege ás artérias. Ajuda a aumentar a imunidade e controla a pressão arterial. Quem não gosta de carne pode suprir parte das proteínas consumindo esse vegetal.

Receita para evitar anemia: Bata no liquidificador 1 maço de espinafre cru com 1 litro de água filtrada. Adoce com mel a gosto. Beba meio copo antes do almoço ou jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário