Bypass gástrico, cirurgía para redução do estômago



A Gastroplastia ou bypass gástrico é uma cirurgia bariátrica na qual são aplicados grampos de titânio no estômago para reduzir a sua capacidade, além de uma banda elástica para evitar que os alimentos passem rápido para o resto do estômago. 

O paciente consegue uma sensação de sacieade com pouca comida, baixar de peso gradualmente e mantem esse peso seguro para sua saúde. Os grampos e a banda permanecem no corpo por toda a vida.

É importante ter em conta que a redução do estômago é uma cirurgia séria, que implica uma modificação do organismo no processo de alimentação das pessoas, e não apenas uma modificação estética.


É uma cirurgia complicada, mas totalmente aceita em medicina, e não é apenas estética, mas também necessária para melhorar a qualidade de vida dos pacientes obesos, explica o cirurgião mais experiente em cirurgias de redução de estômago em todo o mundo.

É um método muito eficaz para o tratamento da obesidade. Não se perde todo o excesso de peso, mas pelo menos um 50% dele, melhorando assim as doenças relacionadas com a obesidade.

A cirurgia Bypass Gástrico é a melhor opção também como um tratamento para a diabetes tipo II ou para pacientes com síndrome metabólica (obesidade, resistência à insulina e hipertensão). A cirurgia de bypass gástrico realizadas em pacientes em estágios iniciais de diabetes tipo 2, reduz a progressão da diabetes e em muitos casos cura completamente todos os sintomas da doença.

Riscos da gastroplastia

O risco neste tipo de cirurgia é evidente, certas complicações como infecções e algumas mortes (0,5-1%), ja que para uma pessoa obesa que sofre de outras doenças graves, se submeter a uma cirurgia no sistema digestivo sempre representará riscos.

No entanto, os pacientes obesos não duvidam em faze-la e assumir os riscos destas intervenções, porque eles sabem que com ela vão melhorar sua qualidade de vida. Além disso, as pessoas que necessitam de cirurgia deve ter em conta de que, apesar de complicações menores, há todas as garantias médicas.

Sobre a idade certa para fazer a cirurgia, é recomendado que o paciente ja tenha passado pela puberdade e tenha a maturidade suficiente para entender o procedimento ao que será submetido. No que refere a idade maxima, o limite de idade depende do grau de obesidade e a saúde em geral do paciente. Há casos de pacientes acima de 65 ou 70 anos que têm sido realizados com sucesso uma cirurgia deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário