Ovos e seus nutrientes



Quem tem colesterol alto ou alergia a ovo não deve consumir o alimento. Se você não se enquadra nessas restrições, pode (e deve) comer pelo menos 2 ovos de galinha ou 8 de codorna por semana. Cada unidade de ovo de galinha contém 6 a 7 gramas de proteínas de alto valor biológico, além de ser fonte de muitos outros nutrientes.
 

Aminoácidos essenciais em quantidade suficientes para suprir as necessidades do organismo: assim podem ser definidas as proteínas de alto valor biológico. São justamente essas que estão presentes no ovo. Por isso, o seu consumo ajuda a aumentar as defesas do organismo contra vírus e bactérias, melhora o dessenvolvimento dos músculos, beneficia a saúde da pele, cabelos e unhas e dá uma forcinha para quem deseja perder peso, pois aumenta a sensação de saciedade.

Para gestantes e idosos

Vitamina A e carotenoides, substàncias presentes no ovo, acumulam-se na retina e no cristalino, ajudando a prevenir cataratas e degeneração macular relacionada à idade, que pode levar a cegueira.
Já as gestantes e bebês sao contemplados com as boas quantidades de ácido fólico e colina. Essas vitaminas do complexo B são fundamentais para a formação e funcionamento do sistema nervoso. Para o cêrebro do bebê é fundamental um aporte de colina, e o ácido fólico evita malformações congênitas e doenças cardiacas.

Fuja das frituras


 Ovos fritos são mais calóricos e menos saudáveis. Por isso, prefira sempre consumi-los cozidos ou pochê. Para fazer ovos pochê é só colocar 3 xícaras de chá de água e 1 colher de sopa de vinagre em uma frigideira e levar ao fogo. Espere ferver, desligue o fogo e quebre os ovos dentro da água. Tampe e deixe abafado por 3 minutos.

Receita de ovos recheados


Ingredientes: 6 ovos cozidos, 2 colheres de sopa de maionese de leite, 2 colheres de sopa de cebola.ralada, 1 colher de sopa de salsa picada, sal e pimenta-do-reino a gosto, e duas colheres de sopa de queijo branco em cubos pequenos.
Modo de preparo: Descasque os ovos, corte-os ao meio no sentido do comprimento e tire as gemas sem estragar a clara. Coloque as gemas em uma tigela e misture com os ingredientes restantes. Com a ajuda de uma colher pequena, recheie as claras e disponha em um refratário. Leve ao forno médio, preaquecido, por 10 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário