Propiedades do feijão preto para a saúde



O feijão preto é um alimento muito completo e por causa de suas propriedades, o feijão preto é considerado nutricêutico(nutre e a sua vez cura). A elevada proporção de proteína no feijão faz com que o mesmo seja uma alternativa saudável e econômica comparada ao consumo de carne.


O feijão preto deve as suas propriedades a que possui mais de 20% do seu peso em proteínas de alto valor nutritivo (proteína que pela hidrólise ácida no processo de digestão, da lugar a liberação de aminoácidos que deven ser consumidos necesáriamente para manter uma dieta saudável).

A feijoada brasileira é a comida típica deste país por excelência, e uma grande fonte de nutrientes para milhões de pessoas de baixa renda. Além de sua composição básica em carboidratos, proteínas e lipídios, o feijão preto é estudado por suas propriedades antioxidantes e contribuições anticâncer. 


Tem:antocianinas, saponinas, ácido fítico, taninos, protease e prolactina atrasando a formação de agregados celulares de câncer primário, evitando ao mesmo tempo o acúmulo excessivo de colesterol "ruim" nas artérias, devido ao seu poder antioxidante.

É, sem dúvida, o feijão preto, juntamente com o resto de leguminosas, uma alternativa para ser usada mais freqüentemente ja que por motivos de ordem prático do ritmo agitado de todos os días, seu consumo está em declínio em termos gerais da população. 

Se consome menos de 1 kg de feijão por pessoa por cada ano e não são apenas os feijões pretos, mas tambem o feijão manteiga, as lentilhas, etc, uma fonte de proteína e nutrientes ainda mais rica do que a carne vermelha ja que a assimilação das proteínas nas legumes não afecta na diminuição de cátions de cálcio no metabolismo, por isso ajuda também a prevenir doenças como a osteoporose.

Um comentário: