Grãos e cereais saudáveis



Arroz

Rico em amido, ele é práticamente puro carboidrato: fornece a energia necessária para correr, trabalhar, falar e até permanecer vivo. De fácil digestão, é bom para restaurar a flora intestinal e minimizar diarreia. Além disso, é capaz de facilitar o metabolismo da glicose em diabéticos.
 

 O arroz parbolizado é resultado do tratamento do grão inteiro (com casca) sob ação da água e do calor. Ele não tem tantos nutrientes quanto o integral, que é menos industrializado, mas pode-se dizer que é mais saudável que o arroz branco comum. E não pense em tirar o arroz com feijão da sua dieta! Esses dois alimentos se complementam, fornecem proteínas de alto valor biológico e energia. Devem estar presentes juntos nas refeiçoes, na proporção de 1 colher de feijão para cada 3 de arroz.

Gérmen de trigo

Possui vitaminas do complexo B, que melhoram a digestão e auxiliam em casos de depressão leve ou moderada, além de proteínas e fibras. Com mais nutrientes do que a farinha de trigo comum, é rico, é rico em minerais que fortalecem o sistema cardiovascular. Recomendado especialmente para pessoas com diabete e para que precisa energia, como esportistas e grávidas. Como subproduto do trigo há ainda a farinha de trigo integral e o farelo de trigo.
Ambos são menos industrializados, por isso, conservam melhor as fibras e proteinas da planta. Estão contraindicadas para pessoas acima do peso
Contra caimbras: em um prato, amasse 1 banana com um garfo. Coloque 2 colheres de sopa de gérmen de trigo e misture. Coma 1 vez a cada 2 dias.

Quinoa

Em crianças, a quinoa é uma das fontes de proteína que melhor contribui para o crescimento saudável. Já para os adultos, é uma boa alternativa proteica para substituir a carne. Possui omega 3 e 6, gorduras que fortalecem o coração e ajudam a controlar o nível de glicose no sangue, além de vitaminas e minerais. Contém muito ferro, que combate a anemia e dá energia.
Seus grãos de sabor suave, como o da soja, rendem saladas, sopas e podem também ser consumidos puros, como se faz com arroz. Há subprodutos, como farinha e flocos, que podem originar mingaus, pães,biscoitos etc.

Mix de cereais: Misture uma xícara de chá de aveia, 1 xícara de chá de quinoa, meia xícara de chá de lecitina de soja granulada e meia xícara de chá de linhaça dourada. Coma com frutas ou misturado ao iogurte. Mantenha na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário