Mantenha o coração protegido



Para que o coração possa bater no ritmo certo e manter a vida, é preciso que todo o sistema circulatório esteja funcionando corretamente. Colesterol alto, hipertensão e diabetes são problemas que podem afetar o sistema cardiovascular. Cuidar da dieta é uma das medidas necessárias para prevenir e controlar esses problemas. E, para isso, o azeite é um dos alimentos que não podem faltar no cardápio de que quer cuidar da saúde cardíaca.
 

É gordura, mas é do bem!

Não podemos cortar totalmente as gorduras da alimentação, afinal, elas possuem funções importantes no organismo, como transporte de vitaminas, reserva de energia, proteção dos órgãos e composição das células. O tipo de gordura e a quantidade ingerida é que fazem diferença para a saúde. A maior parte do azeite é composta por gorduras monoinsaturadas, as famosas “gorduras do bem”, em especial o ômega 9. Essas substâncias tem ação contrária a da gordura saturada, pois regulam as taxas de colesterol, limpando as artérias e protegendo o coração.

Baixa o colesterol

O aumento dos níveis de colesterol ruim no organismo prejudica a circulação de sangue e, quanto mais elevado, maiores os riscos de desenvolver problemas no coração, pressão alta e diabetes tipo 2. Além das gorduras monoinsaturadas, o azeite contém polifenóis, substâncias que impedem a oxidação do colesterol e evitam o acúmulo de placas de gordura na parede das artérias.

Reduz a pressão

Consumido regularmente e em quantidades moderadas, o azeite ajuda no controle da hipertensão, porque retarda a circulação do sódio. Reduz a  ingestão de sal e fique atento ao rótulo dos produtos industrializados, que geralmente são ricos em sódio, se recomenda não ultrapassar o consumo de uma colher de chá de sal por dia.

Controla o diabetes

As gorduras monoinsaturadas presentes no azeite melhoram a sensibilidade da insulina, responsável pela entrada da glicose que está no sangue para as células, inibindo picos de glicose. Uma pessoa é considerada diabética quando a taxa de glicose no sangue está acima de 126mg/dl, (miligramas por decilitro de sangue), em jejum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário