Proteinas, aliadas contra o excesso de peso



A ideia de que para poder emagrecer, deve-se fechar  a boca, completamente já está ultrapassada. Cada dia se afirma mais a noção de que, em uma boa dieta, não importa só a quantidade, mais também a qualidade e diversidade dos alimentos consumidos. Um bom cardápio é aquele que inclui vitaminas, minerais, carboidratos, gorduras e proteínas, um dos ingredientes mais eficientes na luta contra a balança.


Saciedade prolongada

Alimentos proteicos demoram mais para serem digeridos, o que fornece maior tempo de plenitude gástrica, e ainda aceleram o metabolismo, queimando mais calorias para sua digestão. Algumas pesquisas mostram que a leucina, um dos aminoácidos presente no nutriente, age sobre o hipotálamo, reforçando a sensação de saciedade. Por isso, consumir alimentos proteicos é uma boa opção para mandar embora aquela vontade de ficar beliscando o tempo todo.

Além disso, a proteina aumenta o conteúdo de massa muscular que, consequentemente, ajuda a melhorar o gasto de energia do organismo. Isso porque, como os músculos precisam de mais calorias para se manter, utilizam a energia armazenada em gorduras, colaborando com a perda de peso. Porém, é sempre bom lembrar que os músculos necessitam de exercícios para crescer e se fortalecer. Portanto, em conjunto com a sua dieta, pratique atividades físicas para manter os bons resultados.

Consumo ideal

A pesar das proteínas serem ótimas aliadas da dieta, não e qualquer alimento que contenha o nutriente que deve ser incluido no cardápio. O ideal é dar preferência às proteinas magras, como peito de frango e filé de peixe magro ou carnes vermelhas menos gordurosas, como coxão duro, patinho e fraldinha. A forma de preparo também deve ser observada, dando preferência às preparações cozidas, grelhadas, ensopadas, assadas no vapor ou refogadas.

 Também é importante que nenhuma refeição seja esquecida, deixar de ingerir o café da manhã, por exemplo, gera ansiedade. Qualquer refeição, quando pulada, sobrecarrega à próxima, portanto, nada de passar fome.
É recomendável ingerir proteínas em todas as refeições, já que ajudam a controlar os níveis de glicose do sangue. Por isso, a tao festejada união do arroz com feijão, o arroz, preferència do brasileiro, é polido e aumenta a glicose rápidamente. Mas, quando unida ao feijão, que tem boas quantidades de proteinas, esse efeito é bastante minimizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário