Alimentos interessantes para as crianças



Muitos pais tem a dificuldade para fazer com que os filhos consumam deteminados alimentos ou não sabem introduzi-los nas refeições, causando deficiência de nutrientes e alguns problemas de saúde. As refeições podem se tornar momentos mais animados para os pequenos, desde que os pais consigam deixar a comida mais divertida.


Desenhos feitos sobre o purê, flores de tomate, arvorezinhas de brócolis, ajudam a chamar a atenção.



10 critérios para saber se os pequenos se alimentam corretamente:

* Crescimento adequado: demonstra que a criança consome a quantidade indicada de calorias, proteinas, vitaminas e sais minerais para sua idade.

* Funcionamento regular do intestino: Indica boa ingestão de fibras e água.

* Apetite: A falta de apetite pode ser sinal de doenças ou carência de nutrientes, como ácido fólico, que diminui o paladar e faz com que a criança não coma por não sentir sabores.

* Imunidade: Após o aleitamento materno, a deficiência de zinco e outros nutrientes pode comprometer o sistema imunológico.

* Dentes: Leite é fonte de cálcio, que contribui para a saúde dental.

* Peso proporcional: Indica se a criança se alimenta adequadamente.

* Disposição: Nao querer brincar pode ser sinal de anemia, que é a deficiência de ferro, entre outros nutrientes.

* Sono: desequilíbrio do sono pode indicar problemas neurológicos causados pela falta de nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro, como o ômega 3, presente em peixes, castanhas e azeite.

* Pele: problemas como anemia deixam a pele opaca e sem vida.

* Cabelos e unhas: Cabelo seco é sinal de deficiência de zinco e proteínas, unhas quebradiças indicam falta de cálcio  e ferro.

Para que a criança não crie uma relação equivocada com a comida, não a use como prêmio, castigo ou forma de compensação. A rotina e o ambiente também são importantes. Faça as refeições em local tranquilo, sem tevê ou música; todas elas, incluindo os lanches, devem ser feitas à mesa. 

E não se esqueça: procure fazer pelo menos uma refeição com o seu filho, é importante que ele observe os adultos da casa comendo, veja o que comem, como comem. Não existe uma idade padrão para a introdução de alimentos na dieta da criança, cabe ao pediatra orientar à mãe quanto a essa evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário