Como se curar com flores do seu próprio jardim


Na Idade Média, para curar os doentes, os monjes europeus cultivaram os jardins medicinais. A partir desse momento, esse conhecimento foi trasmitido como herança que as avós passam as suas filhas e netas. O elevado custo dos fármacos, os seus efeitos colaterais, levam a que esta prática recobre popularidade, e se procure maior informação sobre propriedades terapéuticas, aromáticas e cosméticas das plantas.



* Calêndula: também conhecida como mal-me-quer, é útil em casos de queimaduras suaves e de sol, éscaras de decúbito e marcas vermelhas em peles sensíveis. Favorece a regeneração de tecidos danificados, possui ação séptica e também pode internamente, ser usada no tratamento de úlceras gâstricas e intestinais. Externamente é utilizada como antiinflamatória e também no tratamento de úlceras cutâneas e de mucosas.

* Alfazema: conecida como lavanda, é um arbusto de flores azuis-violeta, de cheiro penetrante e aromático. Ás suas ações são como antiespasmódico, carminativa,antiséptica, diurética e sudorífica,é eficiente em casos de nevralgias, excitação nervosa, insônia,vertigens, asma, faringite e laringite. É largamente empregada nas indústrias de perfumes e sabonetes. As flores secas são utilizadas no preparo de sachês, com a finalidade de perfumar roupas. No Marrocos, suas flores são usadas em uma mistura de especiarias em pratos finos.

* Camomila: seus nomes populares são maçanilha ou matricária, tem flores brancas semelhantes às margaridas que florescem na primavera e no verão. Possui ação antiinflamatória, calmante, tônica, analgésica, antibacteriana e antifúngica, anti-séptica e anti-espasmódica. Muito usada no combate à insônia, excitaçao nervosa, irritação e cansaço de olhosAlgunas curiosidades do seu uso caseiro, a camomila mantém as tonalidades de cabelo loiro e castanho, com belos reflexos dourados.


* Rosas: sempre que pensamos em rosas achamos que são plantas altamente estéticas e que pela fragrância, suas aplicações estão limitadas à cosmetologia. Porém, as rosas tem muitas propriedades medicinais que foram aproveitadas há séculos pela medicina natural, e hoje com o auge da aromaterapia, voltaram a ocupar o lugar que tinham pelas aplicações terapéuticas. Os cozimentos preparados com a flor da roseira são efetivas para combater às hemorragias abundantes da menstruação.

Devido a suas propriedades antisépticas, antiinflamatórias e antibaterianas, o cozimento de pétalas de rosa é um formidável tônico da pele. Para banhos de imersão  recomenda-se adicionar pétalas de rosa na água morna, é uma maneira de relaxar os nervos e induzir o sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário