O azeite na prática



Conheça os diferentes tipos, e nutrientes, e como usá-lo no dia a dia. É possível encontrar diferentes tipos de azeite, dependendo da sua forma de produção, o que interfere na qualidade e no sabor. Confira as características de cada um para não errar na hora da compra.



Diferentes tipos de azeite

* Extravirgem: com sabor intenso, é o mais puro dos azeites, pois é extraído de uma única prensagem das azeitonas. Deve ter acidez de até 0,8%. Durante à produçãonão sofre interferência de calor ou mistura com outros óleos. É o mais rico em substâncias antioxidantes, por isso, também é o melhor para a saúde.

* Virgem: com acidez de até 2%, possui sabor menos acentuado que o extravirgem. Geralmente é usado na culinária durante o preparo de receitas, enquanto o extravirgem é usado para finalizar pratos.

* Refinado: os azeites com gráu de acidez maior que 2% ou com defeitos sensoriais (sabores, odores) são destinados ao refino. O azeite refinado é utilizado como materia-prima na indústria.

* Puro: recebe o nome genérico de “azeite de oliva” e é resultado da mistura do azeite refinado com o virgem ou extravirgem. O preço no mercado é menor se comparado aos outros tipos.

Composição nutritiva

Gorduras monoinsaturadas, vitamina E e polifenóis: essas são as substâncias presentes no azeite responsáveis por melhorar a saúde do corpo todo. Cada um possui diferentes funções, e, juntas, exercem vários benefícios.

* O Ômega 9 (ácido oleico) é o principal representante do grupo das gorduras monoinsaturadas. De 55 a 83% do azeite é constituído por essa substância. O nutriente aumenta o colesterol bom (HDL), diminui o ruim (LDL), participa da síntese de hormônios e é necessário para o transporte e absorção das vitaminas A, D, E e K.

* Vitamina E: é liposolúvel, ou seja, precisa de gorduras para circular no organismo. Assim, o azeite fornece tanto a vitamina quanto o seu transporte, melhorando suas funções, entre elas evitar à oxidação do colesterol e a consequente formação de placas nas artérias.

* Hidroxitirosol: é o nome de um dos polifenóis mais poderosos do azeite. Essa substância age como anticancerígena, protegendo as células do ataque dos radicais livres.

Receita de tempero saudável

Com manjericão: os ingredientes são, 10 folhas frescas de manjericão, e 2 xícaras de chá de azeite extravirgem.

Modo de preparo: lave o manjericão e separe somente as folhas. Espalhe-as sobre toalha de papel e deixe secar. Coloque em uma garrafa com o azeite e deixe curtir por 5 dias, bem tampada. Mantenha na geladeira e consuma em até 3 meses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário