Como evitar os pesadelos e a insônia


Não só as preocupações, o desconforto físico e o abuso de estimulantes, são algumas das causas mais comuns de dormir mal, ter pesadelos e insônia. A qualidade e quantidade dos alimentos e bebidas que ingerimos é também um detonante, ao qual não damos a importància que merece.


Que são os pesadelos? São sonhos com uma carga emotiva intensa, geralmente aflitiva, que acordam as pessoas com sensação de medo ou ansiedade, perto de um 50% dos adultos experimentam pesadelos ocasionais.

Dicas para uma boa noite de sono

* Limitar o consumo de cafeína durante 4 a 6 horas antes de dormir. O 50% da cafeína consumida as 19 horas continua no organismo as 23 horas.

* Evitar fumar antes de dormir, ja que é um estimulante.

* Não consuma alcool para dormir, ja que com o passar do tempo, o organismo vai metabolizando, o que produz uma pequena síndrome de abstinência, que provoca insônia, sudoração, e dor de cabeça.

* Evitar comidas muito pesadas ou picantes.

* Se você não consegue dormir porque sente fome, faça uma pequena colação com frutas ou iogurte.

* Na medida do possível não trabalhe pela noite, nem deite pensando nos problemas econômicos ou de trabalho.

* A melhor posição para dormir é do lado direito, dormir boca abaixo provoca pesadelos, irritabilidade, nervosismo, e dores no peito, porque oprime o coração.

Os alimentos que ajudam a conciliar o sono são: atum, abóbora, nozes, péssegos, batatas, ovos, banana e os lácteos.


Remédio caseiro para dormir bem: Ferva 20 ou 30 gramas de folhas de maracujá por litro de água. Beba 3 xícaras diárias, duas antes de deitar, e uma terceira em caso de acordar no meio da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário