Como tratar queimaduras em casa



As queimaduras ocorrem quando a pele entra em contato com algo quente, como o fogo, ou devido à exposição a algo que irradia calor como por exemplo o sol. Alguns produtos químicos, a energia elétrica e a fricção também podem causar queimaduras.

A escaldadura é uma queimadura que é causada por um líquido quente ou de vapor e essa queimadura pode ser tratada da mesma maneira.

As queimaduras geralmente são divididas em três categorias, dependendo da percentagem de pele que é afetada. As queimaduras superficiais ou queimaduras de primeiro grau, afetam a superfície da pele, deixando a mesma num tom vermelho, inchada e causando dor. Este tipo de queimadura pode ser tratada em casa e, geralmente, leva de 7 a 10 dias para cicatrizar. 

As queimaduras parciais ou de segundo grau e as queimaduras profundas ou de terceiro grau são mais graves e requerem atenção médica.

Tratamento caseiro para queimaduras de primeiro grau

Para tratar queimaduras leves ou queimaduras de primeiro grau em casa:

* Refresque a pele usando água fria entre 10 a 30 minutos. O melhor é faze-lo durante os primeiros 20 minutos após que a lesão ocorre. Isso permite evitar que a queimadura fique pior.

* Não use gelo, água gelada, cremes ou substâncias gordurosas como a manteiga para aliviar a dor. Um banho frio ou ducha vai ajudar muito a aliviar a dor.

* Cubra a queimadura temporalmente com uma film transparente, sem apertar, ou com um saco plástico.

* Se a ferida é dolorosa, poderá tomar um analgésico como o paracetamol ou o ibuprofeno. Estes podem ajudar a aliviar a dor. No entanto, você deve sempre verificar as instruções da medicação e tomar sempre a dose recomendada.

* Não toque na queimadura e nem pense em romper as bolhas, isto pode causar uma infecção grave. Se a queimadura for muito dolorosa, ou parece piorar, consulte um médico.

As queimaduras profundas ou aquelas que afetam uma grande área da pele, o rosto ou as articulações, devem sempre ser verificadas por um médico e podem necessitar de tratamento hospitalar.


Remédios caseiros para as queimaduras


Cebola. Corte uma fatia ou uma cebola pela metade e coloque-a sobre a área afetada.A cebolae age como um anti-séptico e hidratante.


Tomate. É um dos remédios caseiros mais tradicionais e que todos os nossos avós, provavelmente tenham usado. Corte fatias de tomate e aplique sobre a área queimada. É muitore frescante e hidratante.


Aloe Vera. Pegue uma folha de aloe vera, corte ao meio e coloque-o sobre a queimadura. O gel que tem na folha atua como um hidratante, alem de calmar a dor. Ele também ajuda na cicatrização. É ideal para queimaduras causadas pelo sol.

Mel. Aplique um pouco de mel diretamente sobre a queimadura. Todos nós sabemos que o mel é um excelente hidratante e anti-séptico.

Um comentário:

  1. Affz to ferrada entao,nao fiz nada disso quando me queimei,e isso ja faz alguns dias,ainda nao cicatrisou e na hora eu so pus um ban-daid e fiquei de boa,preparada pra ir o medico amputar a perna

    ResponderExcluir