Castanhas poderosas



Ricas em proteínas, as oleaginosas trazem vários benefícios a saúde. Contém vitaminas e minerais, além de gorduras boas que auxiliam na redução do colesterol. Como existem diferenças entre elas, é importante incluir vários tipos no cardápio.


Nozes e Amendoim

Os dois são ricos em vitamina E, importante antioxidante que pode reduzir desde envelhecimento precoce até càncer e doenças do coração. As nozes também são ricas em potássio, que age no controle da pressão, e vitaminas do complexo B, que promovem energia celular ao corpo.

Castanha-do-Pará

Além de ser fonte de Ômega 3 (excelente aliado contra o colesterol alto), é riquíssima em selênio, mineral importante no adequado funcionamento da tireoide. Vale dizer que o consumo da castanha-do-pará nao deve ultrapassar 3 unidades por dia. Mais do que isso pode reverter sua ação antioxidante.

Avelãs e amêndoas

Contém vitamina E, cálcio, magnésio e arginina. Nessa pequena quantidade, o cálcio é muito bem absorvido pelo organismo, por isso tratam e previnem osteoporose com excelência. O magnésio ainda permite a adequada entrada de cálcio nos ossos, beneficia as contrações musculares, tem ação anti-inflamatória e ajuda a regular a pressão arterial. A arginina atua como importante vasodilatador, diminuindo o risco de doenças do coração.

Receita de Arroz com mix de castanhas

Ingredientes: 5 colheres de sopa de margarina, meia xícara de chá de castanhas-do-pará picadas, meia xícara de castanhas de caju picadas, meia xícara de amêndoas, quarta xícara de nozes picadas, 1 cebola picada, 1 dente de alho amassado, 1 talo de salsão picado, 3 xícaras de arroz integral cru, 2 cubos de caldo de legumes, e 6 xícaras de água.

Modo de preparo: Em fogo alto, derreta metade da margarina, junte as castanhas, as amèndoas e as nozes, mexendo sempre até dourar. Retire e reserve. Na mesma panela, em fogo médio, junte a margarina restante, a cebola, o alho, o salsão e refogue por 3 minutos. Adicione o arroz e frite por mais de 5 minutos. Despeje o caldo de legumes dissolvido na água, espere ferver, abaixe o fogo e cozinhe com a panela semidestampada até a água secar. Deixe descansar por 10 minutos, misture as castanhas e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário