Botox para eliminar linhas de expressão



As linhas de expressão, comumente chamadas pés de galinha são as marcas que ocorrem na pele, como resultado de fazer um mesmo movimento muscular ou gesto milhares de vezes. A toxina botulínica, comercialmente conhecida sob o nome de Botox, tem sido utilizada por mais de 20 anos para fins terapêuticos e nos últimos dez anos no campo da cirurgia plástica estética.


Embora estamos falando de uma toxina, o Botox não produz efeitos secundários adversos ou complicações de qualquer tipo, sempre e quando o tratamento for feito por um profisional.

Isso ocorre porque as quantidades utilizadas no tratamento das linhas de expressão são muito pequenos e não chegam a se espalhar pelo resto do corpo.


Como funciona o Botox?



A toxina botulínica bloqueia a transmissão do impulso nervoso ao nível do músculo. Isto leva ao enfraquecimento e, portanto, interfere na função de contração. Desta forma o músculo fica relaxado e a pele que o recobre fica suavizada, pelo que as linhas de expressão gradualmente irão desaparecendo, ajudando tambem na prevenção do surgimento de novas rugas. 

O procedimento é realizado com o paciente sentado. A técnica implica a injeção de pequenas quantidades de Botox ao nível dos músculos que produzem as linhas de expressão. Para conseguir isso, o cirurgião plástico pede ao paciente para contrair os músculos que serão tratados com um injecção de uma agulha muito fina, infiltrando a substância.

Os efeitos do botox, começam a ser sentidos nos 5 a 10 dias após a injecção e têm um efeito aproximado de 4 a 6 meses. As linhas de expressão melhoram gradualmente ao longo de um período de 12 semanas mais ou menos, dependendo de cada paciente.

Efeitos negativos do Botox

A infiltração de Botox é muito segura quando é realizada por um cirurgião plástico, pois ele conhece perfeitamente a anatomia do rosto. Isto vai poupar complicações como ptose (queda) da pálpebra superior e diplopia (visão dupla) após a injecção dos músculos não indicados. Outros efeitos adversos que podem ser apresentados para o paciente são: cefaléia, náuseas e dor e inchaço na área de infiltração.


O que não fazer antes do tratamento com Botox 

* Não ingerir bebidas alcoólicas.

* Não tomar aspirina ou anti-inflamatórios.

* Também é aconselhável não tomar sol ou fazer tratamentos com cama solar pelo menos uma semana antes do tratamento.

O que fazer apois o tratamento com Botox

* Permanecer em posição vertical (parado ou sentado) por 4 horas.

* Não tocar nas áreas tratadas.

* Realizar exercícios de contração muscular das áreas tratadas a cada 15 minutos pelo menos nas 2 a 4 horas após a injeção, a fim de promover a distribuição da toxina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário