5 respostas sobre Osteoporose



A osteoporose é uma doença desencadeada pela deficiência do organismo em repor o cálcio perdido naturalmente, principalmente em decorrência do avanço da idade. Assim, com o tempo, os ossos vão ficando porosos e, consequentemente, mais sucetíveis a fraturas.

1- Cómo é possível identificar a osteoporose:  Esta doença nao apresenta sintomas em seu estágio inicial, por isso, todas as pessoas que apresentam fatores de risco devem procurar um especialista e fazer avaliações periódicas.

2- Fatores de risco: Mulheres que entraram na menopausa, histórico da doença na família, distúrbios na tiroide, uso de determinados medicamentos, dieta pobre em cálcio e sedentarismo.

3- Quais alimentos auxiliam na prevenção: Além do consumo diário de leite e derivados, brócolis, couve-flor, soja, sardinhas, amêndoas, sao essenciais para a manutenção das taxas de cálcio no organismo. No entanto, esse nutriente necessita de outros como as vitaminas C e D, para ser melhor aproveitado. Ou seja, consuma também laranja, limão e acerola

4- Outras medidas preventivas além da alimentação: Exercícios físicos constantes(30 minutos de caminhada, pelo menos 3 vezes por semana) são fundamentais, pois fortalecem a musculatura e protegem os ossos. 


Assim como a exposição ao sol diária de 20 minutos, de preferência entre 6h e 11h da manhã, ja que os raios ultravioletas ajudam a sintetizar a vitamina D, responsável pela absorção do cálcio. Abandonar o cigarro e moderar no consumo de bebidas alcoólicas, pois prejudicam a absorção do mineral.

5- Por que a osteoporose afeta mais as mulheres: As mulheres têm maior acúmulo de cálcio no organismo e começam a perder massa óssea mais cedo que os homens. Além disso, a queda hormonal acarretada pela menopausa acelera a perda de massa ossea. As terapias de reposição hormonal podem  auxiliar  na prevenção da doença em mulheres que atingiram a menopausa.

Alguns números e estatísticas: A cada 18 pessoas, 1 tem osteoporose; um de cada 5 homens com 50 anos ou mais, vai sofrer com fraturas originadas pela osteoporose; A massa óssea das mulheres é formada até os 15 anos de idade, por isso é fundamental consumir bastante cálcio e praticar exercícios físicos na infância e adolescência para prevenir o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário