Os alimentos antioxidantes



Diariamente, o corpo libera moléculas chamadas radicais livres. Em quantidades pequenas, são eliminadas pelo próprio organismo sem causar danos. O problema surge quando a produção dessas moléculas aumentam e elas se tornam vilãs, brigam com as células do nosso corpo, modificando-as e podendo causar uma série de doenças. 



E aí entram as heroínas: as substâncias antioxidantes. Presentes nos vegetais, no chá verde, vinho e chocolate amargo, eliminam os radicais livres, protegendo o corpo de sua ação maléfica. Radicais livres em excesso oxidam o colesterol, aumentando a formação de placas nas artérias, elevam o risco de câncer e provocam o envelhecimento precoce das células.


Quem são elas? Diversas substâncias agem como antioxidantes, ligando-se aos radicais livres e tornando-os inofensivos à saúde. Veja alguns exemplos: * Vitamina E: impede a oxidação do colesterol e diminui a aparência de rugas e o ressecamento da pele. 


Encontrada no azeite, gérmen de trigo, nozes e vegetais folhosos. * Flavonoides: São uma classe de polifenóis, elementos presentes nos vegetais e responsáveis pela defesa das plantas contra radiação, virus e bactérias. Protegem contra o câncer e são encontrados em frutas vermelhas, frutas cítricas, no vinho, chá verde e chocolate amargo ou meio amargo. 


* Quercetina: protege a saúde da pele, aumenta as defesas do organismo e promove o bom funcionamento do cérebro. Cebola e uvas sao ótimas fontes dessa substância. Em cada cor, um protetor: Muitos alimentos ganham cores atrativas graças à ação de determinadas substâncias antioxidantes. E elas fazem muito mais do que só deixar o produto bonito: protegem a nossa saúde, dando adeus aos radicais livres. 


O ideal é consumir os diversos legumes, frutas e folhas de forma diversificada, optando por vegetais de cores diferentes, colorindo bem o prato. Assim, você terá o benefício de diferentes vitaminas, minerais e fitoquímicos. Fuja dos radicais livres: Adotar hábitos de vida saudáveis é a melhor forma de manter o corpo longe dos efeitos prejudiciais dos radicais livres. 


Isso porque fumo, excesso de exposição ao sol, estresse, bebidas alcoólicas e alto consumo de gorduras saturadas (produtos industrializados, carnes gordas, embutidos) aumenta a produção desses elementos, deixando o organismo impossibilitado de combate-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário