Os lácteos, seus benefícios para a saúde



Conhecido como a principal fonte de cálcio da alimentação, o leite não só trabalha em benefício da saúde dos ossos, previnindo a osteoporose, mas também cuida dos musculos, pele, cabelo e unhas, pois fornece ótima quantidade de proteínas.


Em média, para um adulto jovem, é recomendado 3 porções de leite ou de seus derivados diariamente. Uma porção equivalente a 1 copo (200 ml) de leite, 1 pote (200 g) de iogurte, ou uma fatia grossa (50 g) de queijo de minas.

Benefícios extras

Iogurte e leite fermentado contêm todos os nutrientes do leite e possuem um bônus: estão repletos de bactérias benéficas que equilibram a flora intestinal, combatendo prisão de ventre, melhorando a digestão e ajudando na recuperação após diarreias. Por conterem micro-organismos vivos que colaboram com a saúde, são considerados alimentos probióticos.

Essas bactérias também impedem a fixação de micro-organismos que causam doenças no intestino. Assim, fortalecem o sistema imunológico e defendem o órgão contra infecções.

Quem não pode beber

Distúrbio bastante comum, a intolerância à lactose, o açúcar do leite, ocorre quando o organismo não consegue digerila por uma deficiência da enzima lactase. Quem tem intolerância deve evitar o consumo de laticínios, os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais e diarreia. Dependendo do grau do problema, derivados como iogurte e alguns tipos de queijo, em especial os brancos, podem ser bem aceitos.

A favor da silhueta

Além de fornecerem importantes proteínas para a formação e manutenção da massa magra do corpo, os laticínios, por serem fonte de cálcio, podem ajudar na perda de peso, desde que inclusos em uma alimentação equilibrada. Pesquisas verificam que o aumento da ingestão de cálcio faz que as células do corpo armazenem menos gorduras  e até estimula a queima dos pneuzinhos.

Para quem quer perder peso ou precisa controlar o colesterol, a versão desnatada é a mais indicada. Com quantidade de gorduras bem menor que o tipo integral, leite e iogurte desnatado oferecem as mesmas doses de cálcio e proteínas. No caso dos queijos, quanto mais amarelo, mais gordura contém e mais calórico é. Portanto, opte pelos queijos brancos, como a ricota e o queijo minas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário