Beber água é sinônimo de saúde


O corpo humano é 65% composto por água, o cérebro por 75% de água, e os músculos são compostos por 70% de água. A água é uma das principais “engrenagens”para que o corpo funcione bem, e precisa ser renovada continuamente.



As principais funções da água são:

*Regular a temperatura corporal.

* Remover produtos indesejáveis do metabolismo.

* Transportar nutrientes e oxigênio para as células.

* Reduzir o trabalho dos rins e fígado, ajudando a eliminar algumas toxinas do organismo, solubilizando e permitindo a utilização de vitaminas, minerais e outros nutrientes.

* Controle da pressão do corpo, ou seja, a manutenção do balanço apropriado entre a água e os eletrólitos(sais minerais).

Quanto devemos beber de água por dia


Depende de cada pessoa, mas na média são 2 litros de água por dia, pois cada dia o corpo elimina 1200ml de água na urina, 10ml nas fezes, 400ml de água no suor e, pela respiração, mais de 300ml, ou seja, que para repor devemos ingerir o mesmo para ficar equilibrado.

O que acontece com o corpo quando se bebe pouca água

A baixa ingestão de água leva a desidratação, e os sintomas são: olhos secos e fundos, palidez, sensação de cansaço, boca ressecada e urina escura ou escassa. 


Quando ficamos desidratados ficamos cansados e indispostos, com a pele e os cabelos secos, alterações da pressão arterial, da circulação, facilita a formação de cálculos(pedras), celulite, insônia, e em casos extremos pode até levar à morte.

Como beber esses 2 litros de água

Deve ser tomada ao longo do dia, beber um ou dois copos pela manha, quando acordar, à noite, antes de deitar. Durante o dia, beber um copo a cada hora, mesmo se estiver sem sede. 


Muitas pessoas não bebem água porque esquecem, uma sugestão é colocar a água sempre ao seu alcance: no local de trabalho, na mesa, no quarto, na viagem, de maneira que você a veja sempre e lembre-se de tomá-la. Aos poucos você vai se acostumando, até não esquecer mais porque sentirá falta dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário