Frutas que não podem faltar no seu cardápio



As frutas são ótimas aliadas da saúde. Ricas em fibras e vitaminas, elas são um complemento às principais refeições e boas opções para as refeiçoes intermediárias. Ingerir frutas regularmente é garantia de intestino funcionando melhor, coração fortalecido, sistema imunológico ativado, pele e cabelo bonitos, confira então algumas variedades e escolha qual delas incluir em seu cardápio.

* Abacate

Ele saiu do time dos alimentos vilões da saúde para o grupo dos que favorecem o bem-estar do organismo. A confusão se dava pelo fato de o abacate possuir grande quantidade de gordura. Mas, os pesquisadores descobriram que ele apenas apresenta a “gordura do bem”, ou seja, aquela que aumenta o bom colesterol (HDL) e previne doenças cardiacas. Tem ação anticancerígena pela boa quantidade de vitamina C, E e do complexo B. Além disso, o abacate possui minerais que garantem o equilibrio do corpo e deixam unhas e cabelos hidratados. Mas atenção para o consumo, pois ele é calórico.

Receita com abacate para proteger o coração: no liquidificador, bata meio abacate com 1 litro de água e o suco puro de 1 limão. Tome 1 copo por dia.

* Acerola


Você já deve ter ouvido falar que essa frutinha é rica em vitamina C, não é mesmo? É que é esse nutriente o responsável por aumentar a imunidade e proteger o organismo contra doenças. A concentração de vitamina C é de 80 vezes maior na acerola do que na laranja, e como ela não é armazenada no organismo, é necessário consumi-la diariamente na alimentação. Duas a quatro unidades de acerola já suprem a necessidade diária de vitamina C em um adulto. Ela também é fonte de betacaroteno, ferro, cálcio e tem baixo valor calórico. O betacaroteno é antioxidante, barra o envelhecimento das células e consequentes doenças; o ferro previne a anemia, e o cálcio contribui à saúde dos ossos, prevenindo a osteoporose.

Receita para prevenir gripes e resfriados com acerola: no liquidificador, bata 4 xícaras de chá de suco puro de laranja, 3 xícaras de chá de água filtrada. Coe, adoce com mel a gosto e tome 1 copo 3 vezes por dia.

* Goiaba

Ela tem um aroma e sabor inconfundíveis. Entre as frutas tropicais, a goiaba é a que reúne grandes benefícios ao organismo: boa quantidade de fibras, que ajudam o intestino a funcionar melhor e garantem a saciedade, baixo teor calórico e alto poder antioxidante, que neutraliza os radicais livres. O principal composto funcional presente na goiaba é o licopeno, que confere a cor vermelha à fruta, que mantém a juventude das células e previne contra o surgimento do câncer. Ainda conta com boas doses de vitaminas A e do complexo B e o mineral potássio, cuja principal função é regular a pressão arterial.

Suco antioxidante com goiaba: coloque no liquidificador, 1 goiaba vermelha picada com casca, 1 tomate maduro picado e 1 copo de água filtrada. Bata bem e adoce com 1 colher de sopa de mel. Beba em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário