Saiba mais da sua pressão arterial



A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo, e tem inicio com o batimento do coração. Cada vez que o coração bate, joga o sangue pelos vasos sanguíneos chamados artérias. É importante o controle da pressão arterial, por isso deve conhecer os valores normais e não tomar como verdades frases como “subiu porque fiquei nervoso”.
 

Medição da pressão

Os valores normais são considerados de 140/90 (ou 14-9, como se diz geralmente), porém o valor “ideal” é de 120/80 ou menos.
Em pessoas maiores de 65 anos é frquente detetar uma elevada pressão máxima com uma pressão mínima normal ( por exemplo, 180/80), mais não é uma condição normal, de fato constitui um fator de risco de doenças e morte.

 Hoje se sabe que a pressão dos idosos e dos adultos mais jovens, não deve ser maior a 140/90.
A pressão arterial não tem um valor fixo, e muda toda vez que o coração bate. Estas variações são normais, mais devem se manter dentro de certos limites. No decorrer do dia, a pressão varia, já que é mais elevada nas horas de atividade, e baixa durante o sono. Nas primeiras horas da manhã, acontecem valores altos, e também acontecem mudanças com a estação do ano, no inverno a pressão aumenta e baixa no verão.

Os mitos sobre a pressão arterial

A hitertenssão afeta principalmente às artérias, e em particular ao coração, rins, cérebro e retina. Por isso, e importante saber que trata-se de uma doença e não se sujeitar a mitos populares.

* Dor de cabeça ou nuca: Geralmente dor de cabeça nao tem relação com pressão arterial, o que é provado com muitos estudos científicos.

* Sangramento nasal: a hipertenssão afeta a árvore arteiral mais não o venoso, responsável do 95% do sangramento nasal. Porém, é comum que a pessoa faça uma reação de alarme com elevação da pressão arterial.

* Juntaram-se as pressões: quando a diferença entre pressão sistólica e diastólica é baixa não tem importância pelo fato em si, e sim porque o aumento da minima pode indicar um tratamento deficiente ou diagnóstico errado.

* Pressão nervosa: o estresse, ou os “nervos”, podem elevar a pressão arterial em determinados momentos, mais não são causa de hipertenssão estabelecida. Os valores isolados ligados ao estresse, geralmente não tem maior importància, e em poucos minutos se retorna aos valores normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário