Shimeji, o cogumelo do bem



O Shimeji é uma espécie de fungo comestível, encontrado em duas cores, branco e castanho, seu nome científico é Pleotorus Ssp. É muito consumido na Ásia, principalmente na China, no Brasil sua produção ainda é um pouco limitada, sendo as colônias japonesas e chinesas as maiores consumidoras.


O shimeji é um ótimo agente para o sistema imunológico, uma vez que ele protege o organismo contra infecções causadas por vírus e bactérias. Ele também fornece vitaminas E, B, C e D, além de cálcio, fósforo, potássio e ferro.

O alimento ajuda na perda de peso, porque soma apenas 35 calorías para uma porcão de 100 gramas. Contém uma substância chamada lentinan, que estimula o funcionamento dos macrófagos, células responsáveis pela produção de interleucina, outra relacionada ao combate da gripe e outras infecções.

O cultivo do shimeji não exige um espaço muito grande, e uma grande safra pode ser obtida em 40 días. Sempre se devem cozinhar, porque servidos crus não são bons pelo seu sabor amargo, que desaparece completamente durante a cocção.

Nasce em penca, tem chapeu e pèndulo branco-amarelado, medindo cerca de 2 cm de diâmetro e apresentando um talo longo de 4 a 5 cm. Tem altos valores nutricionais, sendo também útil em dietas, por ter baixisimos índices de calorías. Diversas pesquisas têm demostrado que o consumo constante desse fungo retarda processos cancerígenos e regula o colesterol do sangue.

Receita de Shimeji na manteiga

Ingredientes: 250 gramas de shimeji branco, 250 gramas de camarões médios, 2 limões, meio tablete de manteiga, 1 maço de cebolinha, 100 ml de saqué culinário, 100 ml de saqué seco, 100 ml de shoyu, e ajinomoto a gosto.

Passo a passo: saltear os camarões numa panela com manteiga derretida por 30 segundos e separe-os num prato. Em fogo baixo derreta meia tablete de manteiga, adicione o shimeji em pedaços e deixe refogar na manteiga por 8 minutos. Logo em seguida podemos adicionar o saqué culinário, o saqué seco, e deixamos por mais de 2 minutos, e colocar a cebolinha picada, e adicione o shoyu e ajinomoto a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário