Cansaço pode ser sinal de doença



Cansaço e desânimo costumam estar relacionados à rotina de quem passa horas no trânsito todos os dias, ou tem de dar conta de várias tarefas ao mesmo tempo, culminando em esgotamento físico e mental. Mas, se você se sente exausto logo depois de acordar, observe-se, isso pode significar doença à vista.


Doenças que podem estar por trás da canseira

* Anemia: falta de ferro no organismo causa sono, desànimo, queda de cabelo e falta de ar. Nas mulheres, isso ocorre com mais frequência durante a menstruação, por causa da perda de sangue.

* Apneia: como o ronco provoca despertares breves durante à noite, a qualidade do sono diminui, deixando qualquer um mais devagar durante o dia.

Depressão: apesar da origem psíquica, a doença causa indisposição, sim. E a culpa é do processo inflamatório que ocorre dentro dos neurônios, atrapalhando seu funcionamento.

* Diabetes: altos níveis de açúcar no sangue fazem a pessoa urinar mais, emagrecer e perder massa magra, provocando cansaço muscular.

* Distúrbios da tiroide: tanto o hipertiroidismo (quando a glândula trabalha demais), quanto o hipotiroidismo (quando ela fica mais lenta) fazem o coração bater mais rápido, causando cansaço extremo.

* Doença cardiaca: coração problemático não bombeia o sangue direito para todos os órgãos, que tendem a entrar em falência, desencadeando a fadiga.

Infecções: concentrar todas as forças na luta contra o agente infeccioso pode provocar esgotamento físico. Além da febre, portanto, nota-se uma diminuição da vitalidade da pessoa.

Dicas para recarregar às baterías

Pratique exercícios: melhorando à circulação do oxigènio no organismo, o coração, o pulmão e os músculos conseguem transformá-lo em mais energia.

Alimente-se regularmente: comer a cada 3 horas afasta a fadiga e evita a queda brusca das taxas de açúcar no sangue, que provoca a falta de energia. Alimentos ricos em proteínas, carboidratos, fibras e ômega-3 devem fazer parte do cardápio diário.

Durma bem: descansar pelo menos 8 horas por noite aumenta à disposição. Para dormir bem deve ir para a cama no mesmo horário, não ver TV não usar o computador, evitar refeições pesadas, álcool, ou bebidas à base de cafeína.
Faça atividades que dão prazer: diminuir o estresse é fundamental para acabar com o cansaço. Não há forma melhor de estimular o corpo e o cérebro do que se dedicar a uma atividade prazerosa.

Procure um médico: se a fadiga não vai embora, consulte um especialista. Ele poderá pedir um checape que ajudará a identificar o que está prejudicando a sua disposição.

Beba água mesmo sem sentir sede: manter o corpo hidratado é uma excelente maneira de diminuir o cansaço, já que as célular precisam se dar ao trabalho de extrair a água da circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário