Couve-flor e suas propriedades


Não se come apenas a flor da couve-flor. Muitas vezes desprezadas, suas folhas são ricas em vitaminas e outros nutrientes e podem formar parte de sopas e refogados. As flores que crescem no meio da planta, são servidas depois de aferventadas, cozidas no vapor, ou mesmo cruas.


Boa para o aparelho digestivo

Os benefícios para digestão proporcionados pela couve se devem, em grande parte, á elevada concentração de fibras do alimento, que estimulam o movimento e o trânsito intestinal e ainda conferem volume e maciez às fezes, facilitando o funcionamento do intestino e a consequente eliminação de toxinas.

Além disso, a verdura protege as mucosas do estómago e ajuda a desintoxicar o sistema digestivo. O suco feito com as folhas cruas de couve auxilia o tratamento de úlceras e gastrites, aliviando dores e desconfortos, e ajudando no processo de cicatrização.

Fonte de cálcio

Alguns estudos demonstram que o cálcio da couve tem absorção maior ou igual a do leite, oferecendo proteção aos ossos e dentes, auxiliando ás contrações musculares e trasmissão dos impulsos nervosos. Assim, a verdura representa ótima fonte desse mineral essencial para aqueles que não podem consumir laticínios.

A couve concentra também alta quantidade de vitamina C, principalmente quando consumida crua. Além de fortalecer o sistema imunológico, o nutriente ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio e ferro dos alimentos.

Como preparar

Divida-a em buquês (os talos grossos podem ser usados em sopas), lave-os e ponha-os na água com 1 colher de sopa de vinagre ou limão para cada litro. Faça o mesmo com a couve-flor inteira. Se for come-la crua, use 1 colher para meia xícara de água. 

Para cozinhar, coloque os buquês em água fervente salgada, e deixe de 5 a 10 minutos, mas esse tempo poderá ser menor se preferir mais crocante. Inteira, deixe de 10 a 20 minutos. Para evitar cheiro ruim, ponha na água um pouco de leite ou fatias de batata. Para congelar, ponha em água fervente por 3 minutos, resfrie com água, escorra, leve ao freezer, ponha depois em um plástico e feche.

Como se escolhe


Escolha sempre a couve-flor mais pesada em relação ao tamanho. Ela deve ser compacta, sem espaços entre os buquês, com flores brancas ou amareladas. Veja se as folhas estão verdes escuras e frescas. As folhas contém mais vitamina A do que a flor. Guarde em plásticos na parte de baixo da geladeira. Use as folhas em 1 ou 2 dias e as flores, em até 5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário