Propriedades do mel de abelha



O mel é uma substância produzida pelas abelhas a partir do néctar das flores nas cuais elas pousam. O mel é junto ao pólem o alimento diário de toda a colónia de abelhas. Os benefícios do mel são numerosos e muitas pessoas não sabem que têm um super alimento na sua própria casa, muitas vezes esquecida no fundo do armário...


O mel é um dos alimentos menos apreciados em nossa sociedade. Mas a quantidade de benefícios que têm é muito grande. Um dos maiores benefícios é que ele é um poderoso estimulante do sistema imunológico. O mel tem propriedades antibacterianas que melhoram a digestão, é um carboidrato que fornece energia de qualidade ao nosso corpo, especialmente quando nos exercitamos. 


Atletas e esportistas conhecem, e usam muito bem como um recurso para melhorar o desempenho e resistência, reduzindo a fadiga nos músculos. E são especialmente os seus açúcares naturais os responsáveis pela prevenção da fadiga durante o exercício. A glicose no mel é absorvida rapidamente pelo corpo dando-lhe um estouro imediato de energia. 

A frutose do mel é absorvido mais lentamente e por isso fornece uma energia sustentada. O mel mantém estáveis os níveis de açúcar no sangue, por isso você não vai sentir os altos e baixos ou picos de açúcar que outros carboidratos causam.



Outras propriedades do mel


# Energiza o coração e aumenta a circulação sanguínea, combate os distúrbios do ritmo cardíaco, ao ser diurético é útil quando o coração está desequilibrado.

# A nível respiratório é expectorante e antibiótico, sedativo em doenças de asma, garganta e estados gripais, fazer chás de tomilho com mel e o suco de um limão e beber diariamente.

# Ajuda na anemia, tomar 50 a 100 gramas por dia de mel e 20 gramas de pólen para adultos, metade para criancas. Também é bom para diminuir o colesterol beber em jejum junto a geléia real.

Seu uso deve ser moderado por causa de sua alta concentração de açúcares, mas tenha em conta, isso não impede que o mel seja um alimento super saudável que pode nutrir de saúde o corpo humano. Seu valor calórico é menor do que o açúcar, porque o mel fornece cerca de 320 cal por 100 gramas, enquanto o açúcar 400 cal cada 100 gramas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário