Tratamentos para manter o fígado saudável



O fígado é o grande depurador do organismo, executa mais de 500 funções diferentes. Por isso sua importância para a saúde. Com um fígado em mau estado, é impossível estar bem.

Suas principais funções são: 1) atividade circulatória: se encarrega de filtrar o sangue que vèm do intestino, depurándo-a; 2) atividade secretora e excretora. Se encarrega de produzir bilis, substância que facilita a digestão das gorduras no intestino, permitindo a absorção de vitaminas, metabolizar o colesterol e a bilirrubina; 3) Atividade metabólica, participa no metabolismo dos carboidratos, proteínas, lipídeos minerais e vitaminas. 

Armazena vitaminas e ferro, formando ás substâncias que intervêm na coagulação; 4) Atividade protetora e desintoxicadora com as células de “kupffer”, que fagocitam vírus e bactérias.

Para fazer a depuração do organismo é preciso: Consumir alimentos de origem biológico, frutas em todas as refeições, preparar os alimentos ao vapor, fervidos ou grelhados, evitar carnes vermelhas, leite e derivados, não consumir bebidas com álcool ou excitantes, procure não comer fritos, congelados ou pre-cozidos, dormir bem, e beber água filtrada ou mineral.

Alimentos desintoxicantes

* Cereais integrais: aportam hidratos de carbono complexos e vitaminas do grupo B, necessários para um bom funcionamento do fígado.

* Uvas: Além de aportar açúcares naturais e vitaminas antioxidantes, ativam a função desintoxicante do fígado e estimulam a produção de bilis. Também facilitam o retorno do sangue do aparelho digestivo ao fígado diminuindo a pressão que pode produzir-se como consequência da cirrose.

* Maçã: Facilita o esvaziamento da bilis e a descongestão hepática, e possui abundante fibra.

* Cebola: Pelo seu conteúdo de ácidos essenciais sulfurados, estimulam a função desintoxicante do fígado.

Remédios naturais para o fígado

* Suco de cenoura: Junto ao suco de espinafre, é beneficioso para a cirrose do fígado. Adicione 300 ml de suco de cenouras com 200 ml de suco de espinafre e beba durante o dia. Também se pode combinar 300 ml de suco de cenouras com 100 ml de suco de pepinos e a mesma quantidade de suco de beterraba.

* Os óleos essenciais de pomelo e camomila são tônicos hepáticos. Faça massagens abdominais com um pouco do óleo, ou adicione umas gotas na água do banho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário