Diabetes, os cuidados alimentares



Se for feito o diagnóstico da doença, é bom se preparar para restrições alimentares, especialmente no universo dos carboidratos. Mas isso, não deve ser sinônimo de privação e sim de fazer as escolhas certas.


Uma vez que o diabetes é, essencialmente, glicose demais circulando no sangue, ter cuidado com o que se come, é importante para a prevenção e ainda mais, para o controle da doença.

O tipo ideal de alimentação: Levando en conta que a principal fonte de energia do corpo para realizar desde atividades simples como ver tevê até praticar exercícios vem dos carboidratos, a pressença desse nutriente no cardápio é indiscutível. E isso vale também para os diabéticos. Os carboidratos ideais são os complexos, ou seja, os que também fornecem fibras e proteína, como leguminosas ( feijão, grão de bico, ervilha, lentilha), cereais integrais,(aveia e massas integrais), oleaginosas (amêndoa, avelã, noz, castanha), verduras e legumes.

Frutas

 Fonte de vitaminas e minerais, as frutas também são ricas em açúcar, portanto devem ser consumidas com moderação. Quanto mais doce, mais açúcar contém, por isso fique sempre com as mais azedas, numa porção de no máximo 2 unidades por dia. Devem ser evitadas, banana, mamão, caqui, manga, abacaxi. As mais recomendadas são: acerola,ameixa, caju, laranja, maçã, morango, péssego e pera.

Vale lembrar que as frutas, também contém fibras solúveis, importantes para o controle da glicose no sangue, e quando consumidas com alimentos como farelo de aveia, de arroz, de trigo e linhaça, ganham “alvará” para frequentar o cardápio com mais liberdade.

Hora da sobremesa

Esse talvez seja o momento mais crítico na vida do dibético, mas nesse caso é preciso ser radical. Cada vez que o diabético ingere algo açucarado, contribuir para aumentar a resistência insulínica. Cada vez que consome uma opção diet, aumenta a vontade de comer doces. Produtos diet ou light sem açúcar podem ser usados com moderação, mais nunca entrar no cardápio diário.

Tempero que faz a diferença

Muitas pesquisas comprovam que o vinagre tem ação similar ao de drogas antiglicémicas capazes de diminuir em 25 % as taxas de açúcar no sangue. Isso significa que o vinagre usado como tempero de pratos ajuda a reduzir a quantidade de açúcar que o organismo absorve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário