Refeições saudáveis, saiba como



Uma das principais chaves para ter uma vida saudável é comer bem, para isso deverá colocar em prática idéias para reduzir a gordura e o sal na sua dieta. Na arte de cozinhar, estão envolvidos os cinco sentidos. Este conceito tambem é válido e necessário na produção de uma refeição light ou diet. A seguir 12 dicas para tornar suas refeições mais saudáveis:


1. As ervas oferecem uma excelente e variada oportunidade de experimentar sabores e aromas. Em muitos pratos pode substituir o sal.


2. A baunilha é um ingrediente muito importante na culinária de baixo teor calórico, pois aumenta a sensação de doçura de outros ingredientes. Você pode adicionar baunilha aos queijos brancos, frutas e café.

3. Os vinagres são geralmente baixos em calorias e são o condimento ideal para saladas e molhos.

4. Substitua produtos de leite integral por seus homólogos com pouca gordura.


5. Se um rótulo do produto diz "sem adição de açúcar", significa apenas que não inclui o açúcar de mesa (sacarose) e não que é livre de açúcar. Para determinar que tipo de açúcar contém, na verdade deve ser identificada nas embalagens, palabras tais como xarope de milho, dextrose, frutose, glicose, maltose ou sacarose.

6. É necessário retirar toda a gordura visível da carne antes de cozinhar e o frango deve ser cozinhado sempre sem a pele.

7. Substitua os óleos e gorduras por sprays de origem vegetal ou caldo.


8. O segredo para desengordurar o caldo e a sopa é prepara-los com antecedência e leva-los para a geladeira, para que a gordura se solidifica na parte superior e possa ser removida antes do reaquecimento.

9. Para realçar o sabor dos alimentos sem adição de gordura, adicione alho, gengibre, mostarda, cebola e sucos de frutas cítricas.

10. Ao preparar hambúrgueres caseiros substituir um terço ou metade da carne por cenouras raladas.

11. Para adicionar mais fibras à sua dieta poderá empadar as carnes com uma mistura de farelo e germe de trigo.

12. Para realçar o sabor dos molhos, acrescente um pouco de vinho. Pelas calorias não se preocupe, porque durante o cozimento o álcool evapora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário