A poderosa aveia



A aveia é um dos cereais mais completos, destacado pelas suas qualidades energéticas e nutritivas. Entre seus principais compoentes merecem mencionarse:


* Proteínas: Prevalecem aquelas de alto valor biológico, e contem 8 aminoácidos que requer o ser humano para a regeneração dos tecidos e criação de hormônios.

* Gorduras: Possui azeites insaturados e ácido linoleico, de fácil asimilação e muito saudáveis.

* Vitaminas, minerais e oligoelementos: Contém esses elmentos em concentrações óptimas, as principais vitaminas sao B1, B2, B3 e E, e os minerais são o sódio, zinco, cálcio, fósforo, ferro.

* Fibras: Ideais para melhorar a digestão, prevenir a constipação, e reduzir a absorção do colesterol.

As propriedades da aveia

* Possui efeito tonificante e regulador do sistema nervoso, por isso, é recomendável em casos de fadiga, insônia e estresse.

* É recomendável em casos de trastornos digestivos, já que as fibras a fazem efetivas para melhorar a gastrite, e outras afecções estomacais.

* É ideal para manter o peso corporal porque gera sensação de saciedade.

* É um cereal recomendado em casos de diabetes, porque ao manter os níveis de energia, a glicose do sangue não sobe subitamente, o que estabiliza os níveis de açúcar.

Além dos muitos benefícios para a saúde, a aveia também é usada no tratamento de afecções dermatológicas e na fabricação de produtos cosméticos, porque suas partículas absorvem a sujeira e as células mortas, evitam a desidratação da pele.

Receitas para preparar em casa com aveia

Para as espinhas:  Junte 3 colheres de farinha de aveia e uma colher de mel. Logo acrescente duas claras e bata até obter uma massa homogênea. Coloque a modo de máscara sobre o rosto durante 20 minutos e enxágue.

Café da manhã completo: Aquentar 250 ml de leite desnatado e coloque 3 colheres de aveia. Uma vez quente, retire do fogo. Tampe e reserve. Bata no liquidificador uma maçã e uma banana. Junte á preparação e adoce com uma colher de mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário