Dor na coluna



A má postura é uma das principais causas do problema, saiba como entrar na linha e acabar com as dores. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida.
 

Entre as causas da chamada lombalgia estão na fraqueza dos músculos da região, tabagismo, obesidade, tumores, cistos e lesões nos nervos, nas vértebras ou nos discos, além da mais comum: a má postura.

 Acabe com esse desconforto

* A postura incorreta está no topo da lista das causas de dores nas costas. Alguns pacientes têm a coluna perfeitamente alinhada e reclamam de dor. Nesse caso, ela é causada por alterações musculares resultantes por exemplo, de permanecer muito tempo na mesma posição sem relaxar a musculatura.

* Esse tipo de dor costuma aliviar espontaneamente com repouso. Se o desconforto não passar no periodo máximo de 3 semanas, procure um médico.

* A automedicação só agrava o problema. Dor crónica não se cura com analgésicos, mas sim procurando um especialista. Além diso, é preciso corrigir a postura e praticar exercícios físicos regularmente. Com melhores hábitos, é possível diminuir as dores.

Possibilidades de tratamento



* Alongamento: Não possui contraindicação. Além de conferir maior flexibilidade às articulações da coluna, com os alongamentos desenvolvemos melhor a conciência corporal e percebemos musculaturas mais retraídas.


* Pilates: São exercícios no solo ou com aparelhos específicos que tonificam e alongam as articulações, fortalecem os músculos dorsais, alinham a coluna e corrigem a postura, previnindo e tratando dores nas costas.

* RPG (Reeducação Postural Global) : trata-se do alongamento estático que exercita todos os grupos musculares. Além de reduzir tensões, diminui as dores nas costas, previne distensões e ativa a circulação sanguinea.

* Quiropraxia: Consiste em estalos na coluna feitos pela mão do especialista, proporcionando uma recuperação mais rápida e com menor custo. Pode ser aplicado a pessoas de todas as idades.

Algumas dicas

 Se você fica muitas horas na frente do computador, levante-se a cada 40 ou 50 minutos e ande um pouco. Também coloque um tablado para erguer alternadamente os pés e relaxar a musculatura das costas.

Cuidado para não ficar na frente da tevê com a coluna torta, mantenha-se alinhada com ajuda de almofadas firmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário