Riscos do telefone celular para a saúde



Continúa a preocupação sobre o efeito do uso de telefones celulares na saúde. Aliás, um estudo recente descobriu que os celulares sim têm um impacto sobre a função cerebral. 

A partir do momento em que apareceu este dispositivo, surgiu tambem uma questão que continua por resolver claramente, qual o impacto que têm as ondas eletromagnéticas destes dispositivos sobre o cérebro humano? Eles são prejudiciais? Podem causar câncer? 


Sabe-se que as ondas eletromagnéticas, presentes nas ondas de rádio, nos microondas, nos raios ultravioletas, e até mesmo nos telefones celulares, podem causar mudanças no corpo. O que não é conhecido, no caso de telefones celulares é se eles o fazem ou não, e em caso afirmativo, qual o efeito que têm sobre o corpo e se essas mudanças são prejudiciais. 

É por isso que muitas pessoas consideram que o uso dos telefones celulares pode aumentar o risco de câncer no cérebro. A resposta a esta preocupação está sendo investigada, quase desde o próprio surgimento da telefonia móvel e, infelizmente, não se têm uma resposta precisa para deixar os usuários calmos.



A melhor coisa que podemos fazer diante de tanta incerteza é limitar o uso de telefone celular quanto possível, especialmente em crianças e adolescentes, onde se considera que o impacto pode ser maior.


Você tambem pode ter em conta:


# Procurar um lugar onde a cobertura seja máxima, para evitar que o telefone emita a potência máxima

# Manter o celular longe do corpo no momento de fazer uma ligação, é nesse momento que ele emite com mais poténcia.


# Use fones de ouvido ou viva-voz para evitar ter o telefone perto da cabeça.


# Envíe mais mensagens de texto (torpedos) e fale menos.

# Não fale em lugares cercados por metal, como carros ou meios de transporte público, ja que as ondas eletromagnéticas batem contra as paredes e é difícil para elas sair dalí. Se você tiver que falar, lembre-se sempre abrir as janelas.

Além de todas estas dúvidas, estima-se que existem actualmente cerca de 5,000 milhões de celulares em uso ao redor do mundo. Enquanto isso, a investigação continua em busca de uma resposta segura, que nos permita falar com tranqüilidade, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário