Check-up masculino



De modo geral, os homens não gostam  muito de ir ao médico, mas manter os exames em dia, principalmente depois dos 40 anos, faz toda diferença. O intuito é orientar os pacientes para que não adoeçam no futuro. Também é possível detectar doenças em estágio inicial, mesmo que os sintomas não tenham surgido. Quando isso acontece, a chance de cura é maior.


Avaliações e exames básicos

* Dermatológico: Sao verificados os pelos, as unhas e toda a pele, à procura de lesões. É importante para a prevenção e detecção precoce do câncer de pele.

* Oftalmológico: medir a pressão intraocular e percepção visual para longe e perto, a profundidade da visão e fazer o teste de cores auxilia a detecção precoce de glaucoma, catarata, lesões vasculares (por diabetes ou hipertenssão), descolamento de retina, miopia e hipermetropia.

* Urológico: avalia para prevenir ou detectar alteraçoes, como cistos e cálculos urinários. É indispensável para evitar o câncer de próstata.

* Otorrinolaringológico: as principais doenças diagnosticadas são: sinusite, rinite, desvio septal obstrutivo, tumores, surdez, zumbido e alterações da voz, além de roncos e apnea do sono, que são fatores de risco para problemas cardiovasculares.

* Nutricional: investiga a rotina alimentar, peso, sintomas e doenças relacionadas a mã alimentação. Com base no conjunto de resultados, é indicada uma dieta apropriada.

* Avaliação cardiológica: é de extrema importância, devido à imensa mortalidade em homens pelas doenças do coração. Apesar de vários exames complementares contribuirem para a avaliação, nada substitui o olho e o ouvido clinico de médico.

* Exames cardiológicos: o eletrocardiograma analisa arritmias, sobrecargas e bloqueios cardíacos; o teste ergométrico investiga doenças coronarianas, como angina ou infarto; o ecodopplercardiograma é utilizado no diagnóstico e acompanhamento de insuficiência cardiaca, sopros, anomalías congênitas etc.

* Examens de colesterol e triglicéridos: também chamado de perfil lipídico, permite maior controle de hábitos diários, e se necessário, leva a indicação de medicamentos que agem na prevenção de doenças cardiológicas e vasculares.

* Glicemia medida em jejum: medida usada para diagnosticar à intolerância à glicose, pre-diabetes, ou a diabetes mellitus, que compromete diversos órgãos como coração, rins e olhos.

* Ultrassom de abdome e próstata: pelo exame o médico observa órgãos como fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas e próstata, além da cavidade abdominal. Diante de qualquer alteração, é feita uma investigação aprofundada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário