Como usar corretamente seu microondas



Toda cozinha moderna deve ter um forno microondas para, de forma rápida e eficiente, cozinhar, descongelar ou aquecer os diferentes alimentos. O segredo reside no seu funcionamento, consistente em ondas eletromagnéticas, o que significa que se esquente quatro vezes mais rápido do que num forno convencional. 

Em poucas palabras, este pequeno aparelho pode tornar a nossa vida muito mais fácil, no entanto, devemos aprender a usá-lo corretamente para tirar o maior proveito do mesmo. 

Pelo sistema de cozimento utilizado pelo forno de microondas é importante seguir algumas regras, por exemplo, nunca usar metais dentro dele e é sempre aconselhável usar recipientes feitos para os microondas.

Muitas vezes não temos certeza do tempo que leva para cozinhar um alimento ou outro. Além de ter um manual com as instruções, o tempo de cozimento é proporcional à quantidade do alimento que você quer esquentar. A mais comida, mais tempo.

Muitas vezes ouvimos que devemos ter cuidado ao tirar as comidas ou bebidas do microondas, porque elas podem saltar, resultando em uma queimadura. Isso é verdade, as comidas ou bebidas especialmente concentram muito calor e ao retira-las do forno de microondas, pelo movimento, podem "explodir". O melhor é não deixar ferver as bebidas e retirar os alimentos durante o cozimento se necessário.

Dicas para utilizar melhor o seu microondas:


# Descongele o pão rapidamente no microondas cobrindo previamente com um guardanapo . Isso irá impedir que o pão fique duro imediatamente.

# Se o sorvete estiver muito duro e você quiser ele cremoso e fácil de remover, é apenas necessário colocar o papelão de meio litro de sorvete no microondas por 30-45 segundos a 180 watts.

# Se você deseja aquecer alimentos para bebés, a tampa metálica deve ser removida antes de colocar no microondas. Se for uma ração de 200 g, deve ser aquecida em 2 minutos a 600 watts. Se o que você quiser aquecer for uma mamadeira de 200 ml, deve ser aquecida por um minuto e meio a 600 watts.

# Se você quiser recuperar o mel cristalizado, basta colocar no microondas a 180 watts de 2 a 4 minutos.

# Para remover o mau cheiro do microondas, basta colocar um copo de água com meio limão e ligar o microondas durante 2 a 3 minutos.

# Nunca cozinhar ovos no microondas com a casca, eles podem explodir dentro do aparelho.

# É vital umedecer levemente a carne ou o arroz antes de levar eles no microondas.

Um comentário:

  1. deve-se furar a casca e a gema do ovo antes de cozinha-lo no micro-ondas, para que não esploda.

    ResponderExcluir