Alimentação na gestação



A gravidez é o momento muito especial na vida da mulher, muitas alterações acontecem no seu corpo e também nos seus pensamentos, afinal, está esperando por um filho. Pela quantidade de mudanças que ocorrem no corpo é que devemos ter cuidados específicos nesta fase tão especial em que todo o corpo feminino se adapta para receber esta nova vida.


Há algum tempo se pensava que as grávidas deveriam “comer por dois” já que tinham que se alimentar e alimentar também o seu bebê na barriga. O que não está de todo errado, pois a gestante deve-se alimentar muito bem, porém sem excessos. O estado nutricional materno é decisivo para o desenvolvimento do feto, que depende diretamente das reservas nutricionais e da alimentação da gestante.

Toda a gestante deve engordar um pouco, mais a gordura em excesso pode ser um grande problema. Do tipo físico e outros fatores o médico pode determinar com maior exatidão a quantidade que cada mulher pode engordar. Engordar mais do que o necessário pode trazer problemas como aumento de pressão e até a imposibilidade de um parto normal.


Portanto é muito importante que a mulher faça um controle de peso eficiente, bem controlado e orientado mês a mês por seu nutricionista ou médico. Esse controle nutricional é muito diferente do controle feito em dietas de emagrecimento. Uma alimentação saudável na gestação é importante sobretudo porque muitos nutrientes são imprescindíveis para o bom desenvolvimento do bebê e para manter a boa saúde da mãe.

Nutrientes indispensáveis à gestante




* Ferro: com a expansão do volume plasmático sangüineo e do transporte ativo de ferro através da placenta, o feto absorve bastante ferro e folato podendo levar à gestante à anemia. Para que isso não aconteça, a alimentação deve ser equilibrada com consumo de carnes vermelhas, feijão, ervilha, vegetais verde escuro. Para melhor absorção do ferro, a gestante deve consumir frutas cítricas como laranja, limão, goiaba, acerola e evitar o consumo de chás e cafés, que reduzem a absorção do ferro.

* Cálcio: ele é responsável pela formação e manutenção dos ossos e dentes do bebê, portanto é importante para mãe e filho. É encontrado no leite e seus derivados.

* Fósforo: também é responsável pela manutenção de ossos e dentes. A alimentação da gestante deve ser rica em carnes, ovos, gérmen de trigo, castanha do pará e de cajú, farelo de aveia, soja e derivados, trigo em grão, gergelim, semente de girassol, leite e derivados.

* Zinco: é de extrema importância para à gestação já que contribui para o crescimento, reprodução e bom funcionamento celular. Este mineral participa no dessenvolvimento do paladar e olfato, podendo ser encontrado em cereais, grãos integrais e no leite materno.

* Iodo: sua carência leva a diminuição da função da glândula tireóide, reduzindo a produção dos hormônios T3 e T4 e levando a longo prazo a retardos físicos e mentais. É encontrado em peixes de água salgada e no sal iodado.

* Proteínas: são resposáveis pela formação dos tecidos do feto e anexos como placenta, membranas e líquido amniótico. É importante que a dieta contenha carne bovina, aves, peixes, ovos, leite e derivados, leguminosas como o feijão, soja, ervilha, lentilha e grão de bico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário