Peixes, seus aportes nutricionais



Os peixes são um dos alimentos mais saudáveis e nutritivos, pelo seu aporte de proteínas, vitamina B12 e ácidos grasos ômega 3.




Seus componentes são:

* Proteínas: de excelente qualidade com todos os aminoácidos que o organismo não pode produzir.

* Minerais: Ferro, de bom aproveitamento pelo organimo, potásio, cálcio, iodo, selênio, fósforo e zinco.

* Gorduras insaturadas e vitaminas do complexo B12.

Benefícios dos peixes de mar: Ajudam a abaixar o colesterol, e os triglicerídios, regula a pressão arterial, reduz o risco de trombose, protege o coração e os vasos sanguineos, diminui os processos inflamatórios, protege o sistema nervoso, aumenta as defesas e mantem a pele saudável.

Os peixes de rio: São menos nutritivos pelos seu aporte quase nulo de ômega 3, e baixo conteúdo em vitaminas e minerais.

Novidades sobre os peixes

* O azeite de peixes alivia a depressão.
* Previne o Alzheimer.
* Reduz a leptina: Este hormônio se asocia a obesidade e a um aumento de doenças cardiovasculares.

Na hora da compra observe os detalhes para sempre levar peixe fresco para a sua mesa, por isso: os olhos devem estar salientes, com a córnea transparente e a pupila negra ou brilhante. Ás guelras devem estar vermelhas e brilhantes, aperte o corpo com a ponta dos dedos, se ficar marcado está impróprio para o consumo. A pele deve ter cores vivas e escamas firmes.

Receita de Rolê de peixe com brócolis

Ingredientes: 1 colher de sopa de tempero em pó para peixes, 4 filés de linguado ou tilápia, 2 xícaras de chá de brócolis cozido e picado, 100 g de queijo parmesão ralado, 2 colheres de sopa de margarina, 1 cebola ralada, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 4 xícaras de chá de leite, 2 colheres de  chá de sal, margarina para untar.

Modo de preparo: Espalhe o tempero sobre os filés de peixe e reserve. Em uma tigela, misture o brócolis com metade do queijo e recheie os filés, enrolando e prendendo com palitos. Transfira para um refratário médio untado com margarina e reserve. Em uma panela, leve ao fogo médio a margarina, a cebola e refogue até murchar. Espalhe a farinha, misture e cozinhe por 3 minutos. Adicione o leite aos poucos, o sal e mexa até engrossar. Despeje sobre o peixe, cubra com o restante do queijo parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário