Dieta para a diabetes


A diabetes requer uma dieta especial sempre controlada pelo endócrino. Aqui vão algumas diretrizes da alimentação para a diabetes.



Chaves da dieta em pessoas com diabetes

* Manter o peso ideal ou o mais perto possível. No homem não passar de 94 cm de circunferência de cintura e na mulher de 82 cm.

* Distribuir a comida em 5 ou 6 porções,  o 70% deve ser da terra e quanto mais integrais melhor. O 30% restante de origem animal pobre em gordura.

* Fibras em todas as comidas, alimentos integrais, fruta com pele, legumes com casca, saladas.

* Bebidas: água  sucos ( os necessários para evitar possíveis hipoglicemias) e nada de álcool, máximo uma cerveja ou taça de vinho ao dia.

Alimentos recomendados para a diabetes

* Legumes: contém entre um 20-30% de hidratos de carbono e são muito bem toleradas pelos diabéticos. Regulam o nível de açúcar no sangue pelo seu conteúdo em fibras que fazem que a passagem do açúcar no sangue seja mais lento e se eleve menos a glicose.

* Verduras: contém poucas calorias pelo que contribuem a evitar a obesidade. A couve-flor, alface, pepino, aipo, cebola, alcachofra, o brócoli é recomendável porque contém cromo que regula os níveis de açúcar no sangue.

* Cereais integrais como cevada, trigo e aveia. O milho é outro cereal hipoglicêmico capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue, é recomendável seu consumo 3 vezes na semana.

* Frutas: é um erro acreditar que os diabéticos não podem comer frutas pelo seu conteúdo em açúcar, elas são necessárias principalmente porque fornecem vitaminas e antioxidantes que protegem as paredes das artérias. A manga e as bananas são  melhor toleradas pelos diabéticos, sendo melhor comê las inteiras pela fibra e reservar o suco para casos de hipoglicemia.

* Germe de trigo: rico em vitaminas B e E, 4 ou 5 colheres ao dia reduzindo a necessidade de insulina pelo seu conteúdo de octacosanol que substitui a insulina.

* Lêvedo de cerveja: é considerada como uma insulina vegetal, estimula o funcionamento do pâncreas e regula os níveis de açúcar. É rica em proteínas  vitaminas do grupo B, e minerais como o cromo.


* Áloe vera: sua polpa consegue tirar a dependência da insulina e reduzir a dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário