Diabetes e exercícios físicos


O exercício físico em diabéticos é um fator muito importante para prevenir e controlar melhor esta doença, porém, devem estar adaptados a sua idade e condição física.



Especialistas recomendam que a atividade física deve ser feita com regularidade, isto é diariamente ou cada 2 dias, e a duração de 45 minutos a uma hora. Além disso, se possível, deve fazer exercícios sempre na mesma hora. É recomendável que a atividade física do diabético seja de intensidade moderada.

Deve ser um exercício aeróbico, com consumo de oxigênio, como andar, nadar, ou fazer bicicleta. Os médicos afirmam que as vantagens de fazer exercício são muitas, também para pessoas com diabetes. Permite manter o peso ideal, aumenta a eficacia cardíaca e respiratória, reduz o risco de doenças cardiovasculares e diminui a pressão arterial.

Praticar algum tipo de atividade física faz que aumente a eficácia da insulina e favorece uma melhor utilização do açúcar pelo organismo, com isso, faz com que diminuam os níveis de açúcar no sangue. Finalmente, o exercício melhora a circulação sanguínea do diabético  aumenta a tonicidade e a força muscular, ajuda a combater a constipação e favorece a relaxação.

Alguma dicas

* Antes de começar é conveniente consultar ao médico.

* É aconselhável esperar 1 ou 2 horas depois das comidas antes de fazer exercício  porque os níveis de açúcar no sangue são mais elevados nesse momento. O exercício exige mais calorias ao organismo, ou uma entrada menor de insulina.

* Leve sempre um crachá que o identifique como diabético.

* Para evitar a hipoglicemia deve ingerir carboidratos 30 minutos antes do exercício.

* Se sua glicose for elevada no sangue, depois de fazer exercício é necessário diminuir a quantidade de alimento na próxima refeição.


* No caso de hipoglicemia, pare a atividade física  deve ingerir algo açucarado rapidamente a cada 10 ou 15 minutos até que os sintomas desapareçam, como balas, sucos ou fruta. Na próxima refeição  aumente a quantidade de alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário