Diabetes. Tipos, prevenção e cuidados



A Diabetes é uma doença crônica que ocorre devido a que o pâncreas não produz a quantidade de insulina que o corpo necessita, ou a fabrica de uma qualidade inferior. A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, é a principal substância responsável pela manutenção dos valores adequados de açúcar no sangue. 

Permite que a glicose seja transportada para dentro das células de modo a que elas permitam a produção de energia ou armazenem a glicose até que à sua utilização seja necessária. Quando falha, provoca um aumento excessivo de açúcar no sangue (hiperglicemia).

A Diabetes afecta cerca de 6% da população. As chances de voce ter essa doença aumenta à medida que envelhecer, de modo que por cima dos 70 anos, afeta a 15% das pessoas. O momento do início da doença, assim como suas causas e sintomas apresentados pelos pacientes, dependerá do tipo de diabetes em questão.

Diabetes tipo 1. As faixas etárias mais comuns que afetam são geralmente na infância, adolescência e início da idade adulta. Geralmente ocorrem de forma abrupta, e muitas vezes independentemente da história da família. É causada pela destruição progressiva das células pancreáticas, que são aquelas que produzem a insulina. Seus sintomas particulares são: aumento da necessidade de beber agua e da quantidade de urina, cansaço e perda de peso.

Diabetes tipo 2. Geralmente ocorre nas idades avançadas e é cerca de dez vezes mais freqüente do que a anterior. Em geral, pode se acompanhar o facto de que também sofrem ou sofreram outros membros da família. Normalmente não apresenta qualquer tipo de sintomas específicos, por isso pode passar despercebido pela pessoa afetada por muito tempo.

Diabetes gestacional. É considerada uma diabetes casual. Pode ser controlada como os outros tipos de diabetes. Durante a gravidez aumenta a quantidade de insulina para incrementar as reservas de energia. Às vezes, esse aumento não ocorre e pode causar diabetes na gravidez. Não apresenta sintomas e a detecção é quase sempre realizados após os testes de rotina feitos por todas as mulheres grávidas após 24 semanas de gestação.

Prevenção da Diabetes


Para a Diabetes tipo 1 não há nenhum método eficaz até o momento. No entanto, há evidências de que a do tipo 2, que é o que aparece na maioria das vezes, por estar relacionada com a obesidade pode ser tratada amplamente evitando comer exageradamente e através da adopção de um estilo de vida saudável:


# Evitar o sobrepeso e a obesidade.



# Fazer exercício físico regularmente.

# Evitar a ingesta de álcool e cigarros.

# Seguir uma dieta saudável.

Para evitar a hipoglicemia, os diabéticos devem ter em conta: Ajustar as doses de medicamentos às suas reais necessidades, manter uma programação de alimentação regular tanto quanto possível, tomar quantidades moderadas de carboidratos antes de fazer exercícios extraordinários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário