Propriedades das amoras


Confira os benefícios das amoras, frutas da mata de agradável sabor agridoce.



Valor nutricional

Os hidratos de carbono são  depois da água, o principal componente nutricional das amoras. Contam com baixo conteúdo de proteínas e lipídios, por isso é uma fruta de baixas calorias, e seu conteúdo em sódio também é baixo.

* Possui um elevado conteúdo em pectina ou fibra solúvel.

* Entre seus minerais destacam-se o potássio, cálcio e iodo, porém também contém ferro, magnésio e fósforo.

* Entre as vitaminas destaca a contribuição de vitamina C, A e ácido fólico. Apresenta em pequenas quantidades vitaminas do grupo B.

* As amoras maduras apresentam também ácido málico, pectose e pigmentos.

Propriedades

* A pectina das amoras contribui a reduzir o nível de colesterol no sangue e a controlar os níveis de glicemia.

* Pela sua riqueza em minerais conta com propriedades reconstituintes.

* O cálcio age no organismo em muitos níveis, como por exemplo, ativando alguns sistemas de enzimas e como elemento constituinte dos ossos e dentes.

* O potássio joga um papel importante na manutenção do balanço hídrico e é essencial para a atividade muscular normal, por isso é recomendável em casos de fraqueza muscular.

* O iodo ajuda na formação dos hormônios da tiroide.

* A vitamina C das amoras favorece a assimilação do ferro e ácido fólico, a vitamina A protege a pele e melhora a visão noturna.

* As amoras são ricas em ácido fólico, cujas necessidades aumentam nos processos de divisão celular como por exemplo durante a gravidez.

Receita de geleia de amoras

Ingredientes: 1 kg de amoras, 400 gramas de açúcar, suco de meio limão.

Modo de preparo: limpe e lave as amoras, coloque numa panela com o açúcar e o suco de limão e deixe repousar umas horas. Coloque a panela em fogo médio e deixe ferver entre 35-40 minutos, mexendo de vez em quando e removendo a espuma.


Quando ficar pronta, retire do fogo e se desejar uma textura mais fina, pode  passar pela batedeira. Coloque num pote esterilizado e feche bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário