Alimentos antioxidantes para os olhos


Para ter uma boa saúde dos olhos é bom fazer uma dieta antioxidante rica em vitaminas, ácidos gordurosos essenciais e zinco.



Com o envelhecimento se produz uma deterioração gradual da visão como a presença do cansaço visual a partir dos 40 anos. Se perde hidratação e lubrificação natural dos olhos, além disso aos 60 anos é preciso mais luz para ver porque a pupila do olho diminui de tamanho e impede a entrada da luz e o cristalino fica mais duro e amarelado. A exposição a luz, oxigênio, raios ultravioleta, os poluentes do ar provocam estresse oxidativo que com o tempo podem causar doenças dos olhos como cataratas e glaucoma.

Uma dieta rica em antioxidantes ajuda a melhorar a qualidade da visão e protegem da degeneração visual e doenças dos olhos. Para uma boa visão não podem faltar estes antioxidantes:

* Carotenoides: ajudam a filtrar os raios ultravioletas.

* Ácidos gordurosos essenciais: ômega 3 e ômega 6 ajudam a prevenir cataratas.

* Vitaminas: vitamina A, C, E (infecções oculares, cataratas) e vitamina B12 (adaptação dos olhos á luz).

* Zinco: melhora as funções que cumpre a vitamina A.

Na sua dieta diária não podem faltar estes alimentos para os olhos:

* Legumes e verduras como cenoura, tomate, aipo, brócolis, batata, abóbora, aspargos, couve.

* Frutas: kiwi, uvas, laranja, melão, manga, figos.

* Óleos vegetais, frutos secos e peixes azuis.

* Pão integral, leite e gema de ovo.

Dicas para melhorar a visão com a dieta antioxidante

* Vegetais: comer 2 rações de verdura e 3 de fruta ao dia. Combinar verduras e frutas de cores diferentes, vermelho, amarelo e laranja.

* Saladas: as verduras da saladas devem estar cruas. Para conservar as vitaminas e propriedades antioxidantes dos alimentos deve lavar os vegetais com as folhas inteiras sem deixá-las de molho. Para condimentar utilize suco de limão.

* Verduras cozidas: ao cozinhar não devem ficar muito tempo, é melhor no vapor ou com a panela de pressão.


* Frutas: deve comer com pele, quando tomar um suco natural é importante beber logo após de exprimido para não perder as vitaminas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário