Alimentos ricos em ferro



Não podem faltar na sua dieta alimentos ricos em ferro e vitamina C para melhorar sua absorção, principalmente em casos de anemia ou durante a gravidez.



Para corrigir uma patologia ou alteração  em caso de anemia é preciso reestruturar a dieta. Em caso de anemia é recomendável uma série de alimentos ricos em ferro e vitamina C, que melhoram a absorção do ferro  que consumimos. O ferro não passa ao sangue se não adicionamos ao prato ou na mesma comida algo de vitamina C (limão, laranja) ou um pouco de proteínas de origem animal.

Durante a gravidez é preciso ter especial cuidado com a falta de nutrientes como o ferro. Enquanto dure a gravidez o ferro que a mãe ingere ou bebe vai armazenando no seu fígado, de modo que quando nasce durante a amamentação que somente se alimenta do leite materno vai ter essas reservas de ferro.

Alimentos ricos em ferro

* Legumes: especialmente a soja, ao contrário do que se prensa as lentilhas não absorbem o ferro, para isso, é preciso que esteja presente também a vitamina C, umas gotas de limão podem ajudar.

* Verduras: espinafre, acelga, alface, agrião, beterraba, abacate.

* Frutas: as frutas ácidas, uvas, figos frescos, maracujá. Os frutos secos como figos, e sementes de girassol.

* Lêvedo de cerveja e germe de trigo.

* Mexilhões  mariscos e ostras, são ricos em ferro, e os mexilhões também reduzem o colesterol. Os peixes como sardinhas.

* Carnes vermelhas, em especial o figado. O fígado de frango contém 12 mg de ferro por 100 gramas e a vitela contem 6,5 mg por 100 gramas.

Para as mulheres: é recomendável ingerir beterrabas, figos porque ajudam a aumentar a hemoglobina.

Alimentos que dificultam a absorção do ferro

* Reduzir o consumo de gorduras, farinha e açúcares e substituí-los por farinha integral e açúcar mascavo ou melaço.

* Cafeína: doses elevadas de café ou bebidas alcoólicas não são recomendáveis porque impedem a adequada absorção do ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário