Os cuidados na menopausa



A menopausa é um tempo na vida da mulher que geralmente começa sobre os 50 anos. Ao envelhecer, para a atividade dos ovários e deixam de produzir hormônios sexuais femininos, estrogênios. Essa mudança nos níveis hormonais é responsável dos sintomas da menopausa.



Sintomas da menopausa

No curto prazo: nervosismo, irritabilidade, hipertensão arterial, alteração do apetite, aumento de peso, dores de cabeça, insônia, aumento da sensibilidade.

Médio e longo prazo: diminui a atividade das glândulas sebáceas e a renovação celular, por isso a pele fica seca, mais fina, menos elástica e pálida, além disso aparecem ou pioram as varizes.

Existem outros problemas mais graves como a osteoporose, doenças cardiovasculares como infarte ou derrame.

Alimentos recomendados

* Ômega 3: ajuda a manter o cérebro em boas condições e previnem o câncer de mama e protetor cardiovascular. Estão presentes nos peixes como salmão  atum, mexilhões, e nas sementes de linho.

* ômega 6: também é muito importante e fundamentalmente é achado no óleo de prímula.

* Magnésio: ajuda a dormir bem e contra câimbras e espasmos. Você pode achá-lo no leite, queijo, cereais, amêndoas  nozes, alface, abóbora, espinafre. Nas frutas está no melão, uvas, bananas, pera, laranjas.

* Brócolis: é recomendável comer 2 ou 3 vezes por semana em saladas, ou acompanhando carnes ou peixes.

* Soja: é um alimento rico em proteína vegetal por isso é recomendável comer todos os dias uma pequena quantidade.

Também é recomendável beber muito líquido e fazer exercícios físicos para manter a saúde dos ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário