Doenças evitáveis com hábitos de higiene



Conheça 3 tipos de doenças, respiratórias, alimentares e da pele, que podem ser fácilmente evitadas apenas com hábitos de higiene. Basta lavar as mãos regularmente para eliminar os agentes causadores.

Infecções respiratórias

Englobam diversas doenças, causadas por vírus ou bactérias, como resfriados, dores de garganta e ouvido, pneumonia, sinusite e bronquite. Elas apresentam febre alta, dores musculares, cansaço, tosse, coriza, dores na cabeça e no corpo.

Transmissão: tais doenças são passadas pelas vias respiratórias, se alguém com o vírus da gripe, tosse perto de você, por exemplo, ou a través do contato das mãos contaminadas com membranas mucosas do rosto, como boca, nariz e olhos.

Cómo evitar: deve-se ficar longe de doentes. Lavar as mãos previne que vocë leve o vírus ou a bactéria presente em algum objeto de uso público para seu corpo.

Infecções alimentares

Bactérias como a salmonella, e a E. Coli e Staphilococcus, podem causar infecções gastrointestinais. Capazes de contaminar alimentos, elas provocam gastroenterite (infecção que ataca estômago e intestino) e diarreia (que também pode ser desencadeada pelo rotavirus). Entre os sintomas, cansaço, náuseas e vômitos.

Transmissão: pelas vías respiratórias ou pelo contato com mãos contaminadas.

Cómo evitar: tenha cuidado ao manusear alimentos. Se preparou carne crua, que durante o cozimento, terá as bactérias mortas pelo calor, higienize as maos antes de tocar em outros alimentos ou mesmo nos pratos.

Doenças da pele

Alguns exemplos: impetigo (aparece quando um machucado não é limpo direito); foliculite (surge após a depilação); furúnculo (inflamação que causa pus) e eczema (provoca vermelhidão e inchaço, mas também pode ser causado por alergias).

Transmissão: pelo contato da área machucada com outra lesão ou mucosa. Ao coçar uma ferida aberta, há chances de bactérias presentes nas unhas entrarem na corrente sanguínea e causarem problemas maiores, como a endocardite (que atinge o coração).

Cómo evitar: tomar banho todos os dias, esfregando sabão pelo corpo, e lavar as mãos dando especial atenção às unhas.

As bactérias e os vírus tem em comum a força e o tamanho: multiplicam-se rápidamente e são tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Não é a toa que levam o nome de micro-organismos. Ambos existem aos milhões. Até hoje os cientistas nas sabem definir quantos tipos há, mas confirmam que os bichinhos estão por toda parte, inclusive na nossa pele e dentro do nosso corpo. No caso das bactérias, há até as que fazem bem a nós, caso dos lactobacilos presentes no iogurte, por exemplo que ajudam a regular a flora intestinal, mas grande parte delas também é responsável por doenças graves como penumonia e cólera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário